quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Desafio do Vitorelli - dia 3

Hoje foi um dia inusitado no desafio. Eu estava comprometido com uma série de compromissos no Ministério Público e, à noite, com a aplicação de provas para os meus alunos do Mackenzie. Com isso, eu sabia que teria pouco tempo para ler e, ainda por cima, esqueci de levar o livro que estou lendo.

Mas, como vocês sabem, eu sempre sou totalmente favorável ao aproveitamento de tempos mortos e, nos últimos tempos, a tecnologia tem ajudado. Eu tenho o app do Kindle no meu celular, no Ipad e um aparelho kindle, então é comum que eu esteja lendo 4 ou 5 livros ao mesmo tempo, contando os físicos.

Então, sem outro recurso, cumpri o desafio continuando o livro que eu já vinha lendo no kindle do meu celular. É um livro organizado por Roberto Gargarella, argentino que é professor em Harvard. A obra é denominada “Por una justicia dialógica: el Poder Judicial como promotor de la deliberación democrática”.

O artigo que eu estou lendo é de César Grativo e se intitula  “El activismo dialogico y el impacto de los fallos sobre derechos sociales” O autor analisa se a sentença da Corte Constitucional Colombiana que decretou um estado de coisas inconstitucional acerca da situação dos deslocados (“desplazados”) pela guerrilha gerou ou não impactos concretos. É uma análise na linha da que faz Gerald Rosenberg, no livro “The Hollow Hope”, no qual trata do impacto concreto de várias decisões da Suprema Corte dos Estados Unidos.

A pergunta de ambos é similar: as decisões, por mais belas que sejam no papel, surtem efeitos práticos. Rosenberg, nos EUA, entende que não. Gravito é mais positivo e acha que os impactos ocorreram, ainda que não sejam exatamente aquilo que se gostaria, uma vez que a população de deslocados pela violência, na Colômbia, continuou crescendo depois da decisão e que esse contingente populacional é (ou era, na época em que o artigo foi escrito), o segundo maior do mundo, atrás apenas do Sudão.

Tema muito legal, né?


Amanhã tem mais. Vamos juntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário