sábado, 18 de junho de 2011

Última dica para o MPF


Meus amigos, se você está lendo essa postagem, é hora de encerrar os estudos. Como já disse antes, tenha certeza de que você fez o melhor que era possível nas suas circunstâncias. Cada um tem suas condições de vida, de estudo, de modo que não se cobre porque o fulano estudou mais que você. Vá tranquilo. 
Amanhã, lembre-se de seguir uma metodologia para responder as questões. O que eu sugiro é o seguinte: 

1) Leia a questão calmamente.
2) Atente se o que deve ser marcado é o correto ou o incorreto.
3) Mesmo que você ache que a primeira alternativa é a que deve ser marcada, não pare de ler. Leia todas. 
4) Faça marcas para eliminar as alternativas que você já sabe que não respondem à questão. 
5) Eliminadas as alternativas absurdas, você terá mais condições de decidir entre as que sobrarem e, mesmo que não saiba a resposta, dar um chute orientado. 
6) Regra geral, não vale a pena deixar questões em branco no MPF, já que são 4 erradas para eliminar 1 certa. Entretanto, se você não der conta de acabar a prova, aí sim, marque sem resposta. Evite o "vou marcar tudo C". Mesmo que você não saiba a resposta, dente usar a dica 5 e evitar deixar em branco. 
7) A prova amanhã, com 4 grupos, será gigantesca. Não agarre em questões que não souber. Siga adiante. Controle bem o tempo. Não adianta pensar muito nas primeiras questões e depois deixar 20 em branco. 

Pessoalmente não gosto muito da ideia de responder primeiro as mais fáceis, uma vez que, para saber se a questão é fácil você precisa ler. E, se já leu, use a dica 4 e marque as que já são absurdas. Assim, quando você voltar para responder, terá menos coisas para ler. 
Sou favorável a reler a prova, caso haja tempo. Essa história de que a primeira resposta é a mais certa é crendice. Em geral, a segunda leitura permite que você veja coisas que não viu na primeira. 
Esse assunto já foi tratado com mais calma em postagens anteriores. Se tiver tempo, corra o olho. 
Lembre-se de deixar tempo suficiente para passar o gabarito. Também lembre-se de que (vou insistir mais uma vez) é preciso entrar no local de prova com 30 minutos de antecedência.  
Acima de tudo, mantenha a calma. Se desespero garantisse aprovação faltariam vagas nos cargos públicos. Boa sorte nesse começo de jornada. A partir de segunda comentarei a prova aqui no blog. Não perca!

7 comentários:

  1. Valeu, Procurador Edilson Vitorelli! Suas postagens tem sido sensacionais! Muito obrigado pela força! Ainda tive tempo de assistir uma aula sua hoje, sobre desapropriação etc, no ead do VJ. Achei excelente! Espero um dia encontrá-lo, como colega, nesta instituição simbolo para a democracia. Até breve! :) André Santos

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Procurador, obrigada pelas palavras de orientação e incentivo. Que a luz que nos tramite hoje possa refletir amanhã também no seu caminho, iluminando-o 10 x mais! Abraços, Ana Lucia.

    ResponderExcluir
  3. Àqueles que farão a prova do MPF, força e garra. Boa sorte a todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor, parabéns pela iniciativa em nos ajudar!
    Ao ler seu blog diversas vezes, surgiu uma dúvida acerca dos resumos. Compartilho o meu "problema", pois acredito que deve ser o mesmo dos colegas. Tenho diversos materiais de cursinhos (2 anos), pensei em compilar o que há de melhor e confeccionar "o" resumo. o que acha. interrogação.
    obrigado por tudo..
    ps: a prova de internacional foi dureza, o Sr.
    deu a dica na vespera.

    ResponderExcluir
  5. Caro Edilson.
    Consegui atingir minhas metas de estudos e, dentre elas, estava ler o seu Livro sobre o Estatuto do Índio. O livro está muito bem redigido, fundamentado. Confesso que não iria lê-lo, porque pensei que não fosse dar tempo. Mas, graças a Deus, tive tempo e valeu a pena. Gostei muito do seu livro, principalmente porque vc aborda os tratados da ONU e da OIT sobre os indíos. Estou ansiosa para ver seus comentários da prova do MPF. Abraços Hayssa

    ResponderExcluir
  6. Professor, o que achou da prova?
    Achei difícil e bem diferente das provas passadas, abrangendo muito mais do que o direito em si. Compartilha da opinião? Tem alguma dica de como resolver as futuras provas do mpf?

    ResponderExcluir
  7. Professor, sua aula de administrativo do VJ me rendeu pelo menos uma questão que Abordava o assunto da Súm. Vinculante 17 e tredestinação lícita!!! Obrigado!!!

    ResponderExcluir