sexta-feira, 17 de junho de 2011

As últimas 36 horas

Nessas alturas do campeonato, você já deve ter encerrado ou estar encerrando seu estudo de última hora. Releu algumas leis, os informativos, e procurou alguns tópicos específicos das matérias, especialmente aquelas que sabe menos. Se já chegou a esse ponto, tenha a consciência tranquila: você cumpriu sua missão. Fez o que era possível, deu seu melhor. Essa é a missão do estudante. Dar o melhor de si. A aprovação depende de muitos outros fatores, os quais já tive a oportunidade de discutir neste blog.

Mas isso significa que você já pode se acabar em rodadas de tequila duas por uma nesta noite, curar a ressaca amanhã e chegar na prova de domingo relax? É claro que não. As últimas 36 horas são um período para manter a concentração, continuar estudando, dormir bem, comer bem, sem exageros, mantendo-se descansado, mas focado na prova. 

O que estudar nessas horas? Se há alguma matéria que você sente que ainda não deu a atenção adequada, estude-a. Em um concurso como o MPF, que tem grupos de disciplinas que não se comunicam, sendo necessário obter nota mínima dentro do grupo, estar muito mal preparado em alguma coisa é fatal. Eu destacaria, em ordem de importância, as matérias em relação às quais acredito que os candidato em geral estejam menos preparados: 1) direito internacional; 2) direito ambiental; 3) direito eleitoral. Mas, se você já estudou essas, foque-se no que você não souber.

E, dentro de cada matéria, o que estudar? Preocupe-se com aqueles detalhes que são bons para cair em questões de múltipla escolha, por exemplo, envolvendo classificações que a doutrina insiste em fazer, com absoluta desnecessidade, apenas para nos atormentar (e os livros ainda têm a cara de pau de dizer que as classificações facilitam o estudo!!) Assim, questões como diferença de concurso formal próprio e impróprio, voto e sufrágio, precaução e prevenção, dentre outras, são boas para serem estudadas nessas horas. Como essas questões são eminentemente decorebas, estudá-las nas últimas horas potencializa a memorização. 

Acima de tudo, não se desespere. O desespero nunca aprovou ninguém. Não vire noite, não chore, não pense que todo mundo sabe mais que você. Ou, se você pensar isso, supere. Eu saí de quase todas as minhas provas achando que tinha sido muito difícil e não tinha passado. Muita gente sai da prova curtindo que foi fácil e dança. Então não se impressione com isso. Vejo muita gente dando uma de bom por aí e, entra concurso, sai concurso, a pessoa continua curtindo, mas continua não passando. 

Também não tente estudar, em 36 horas, o que devia ter estudado em 36 meses. Não adianta, seu cérebro não vai absorver isso, e você vai acabar se cansando, tendo pouco aproveitamento do estudo e de quebra prejudicando seu desempenho na hora da prova.

Se você é religioso, reze. A mim, isso sempre ajudou. 
Sua missão no domingo é fazer o seu melhor. Nada mais.
Aguarde, amanhã, a última dica, sobre métodos para responder questões objetivas. 

E LEMBRE-SE: É PRECISO ENTRAR NO LOCAL DE PROVA MEIA HORA ANTES DO HORÁRIO. NÃO PERCA O CONCURSO NA PORTA, COMO JÁ ACONTECEU NO PASSADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário