quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dicas para concursos: por onde começar?

Essa é a primeira pergunta que todos os interessados em concursos públicos fazem. A matéria é tanta, por onde começar a estudar? Aqui preciso fazer uma divisão entre as pessoas que estão fazendo concursos jurídicos, ou seja, as pessoas que estão tentando um cargo em uma área na qual estudaram por pelo menos 5 anos, e aqueles que estão tentando um concurso de 2º grau ou um concurso de qualquer curso superior, notadamente, de fiscal, que muita gente se interessa. Confesso que nunca pertenci a esse segundo grupo, então, para esses, minhas dicas são de um observador externo.
Concursos jurídicos: minha principal dica: faça uma boa graduação. Isso não significa necessariamente fazer graduação em uma boa universidade. Mesmo as boas universidades, famosas, públicas ou privadas, têm péssimos professores. Não conheço exceções. Assim, não adianta querer empurrar e dizer "minha faculdade é ruim, por isso eu sou ruim". A responsabilidade é sua. Leve o seu curso a sério, estude por conta própria, que isso será mais importante que qualquer outro estudo que você fará na vida. Também não é desculpa você trabalhar, ter pouco tempo etc. É claro que é preciso ter consciência de que a vida é uma corrida na qual cada um parte de uma posição. Não largamos todos juntos. Alguns precisam trabalhar e estudar, outros não. Alguns têm filhos para criar, outros não, e por aí vai. Mas, quando fui professor de uma faculdade particular no interior, um dos meus melhores alunos era motoboy e já havia rodado mais de 50 mil quilômetros para custear a própria faculdade. E era um aluno excelente. Então, não tem desculpa.

6 comentários:

  1. Muito bom.
    Obtigado por compartilhar seus ensinamentos.
    Abs

    André Nery
    Petrópolis-RJ

    ResponderExcluir
  2. Esse é o caminho...podemos ser o que queremos...somos protagonistas de nossa história...tive o prazer de ser aluno do Edilson...não sei se este motoboy ao qual se refere seria eu, penso que sim,o fato é que esta é a minha história...valeu, está valendo e vai valer muito, cada km rodado...Hoje concursado,sigo estudando, sei que só depende de mim...Um grande abraço professor!

    João Paulo
    Conselheiro Lafaiete,MG

    ResponderExcluir
  3. E para quem fez uma faculdade mal feita? Estou estudando há 2 anos e vejo que tenho que estudar dobrado. Afinal não tinha a base e tive que construí-la, porém ainda me vejo abaixo dos meus concorrentes, tem hora que me da vontade de desistir, mas até para isso me falta coragem.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários.

    Adriana, se a faculdade foi ruim, leia a parte 2: http://edilsonvitorelli.blogspot.com/2009/09/dicas-para-concursos-por-onde-comecar_17.html

    ResponderExcluir
  5. "É claro que é preciso ter consciência de que a vida é uma corrida na qual cada um parte de uma posição. Não largamos todos juntos."
    O senhor resumiu nessa frase toda a grande máxima da vida e por consequencia a minha tambem. Sempre tem aqueles q são mais privilegiados e por isso inevitavelmente estão sempre a frente.

    ResponderExcluir
  6. Penso que o blog do senhor chega a ser um dos mais alinhados (se não for o mais) com a realidade...

    ResponderExcluir