sábado, 10 de dezembro de 2011

Lutando consigo mesmo

Recebi recentemente a seguinte mensagem, que me parece retratar muito bem o sentimento de muitos que se dedicam aos concusos:
Tenho acompanhado-o e a medida que posso leio semanalmente algumas de suas postagens. Hoje ao entrar no seu blog li "o fatalismo e a reprovação 2 " na qual me identifiquei muito com a leitora que o escreveu. Na verdade a minha história é muito similar a dela, fui aluna laureada, passei na minha primeira OAB com uma excelente classificação e há cerca de um ano decidi estudar para concursos jurídicos e assim como ela me perdia em meio a tantos livros, não conseguia terminar de estudar os editais ou as vezes quando conseguia terminar ficava tão nervosa que na hora da prova uma dor de cabeça era certa e no fim de tudo quando não conseguia a aprovação, sempre repetia as frases: Não foi a minha hora ou não caiu mais o que sabia.Cansei de ser reprovada, de não conseguir, cheguei até a questionar a minha capacidade ou inteligência e ao ler as postagens sobre "o fatalismo e a reprovação", tal leitura foi como um tapa de luva em mim. Na verdade quando eu ou qualquer pessoa fazemos tais afirmações só desculpamos a nossa incapacidade momentânea. O maior concorrente que possuímos somos nós mesmos e as suas postagens ratificaram isso para mim, de que é possível eu passar no concurso que almejo, inclusive no concurso para Procuradoria da República, basta me esforçar.
Fiquei muito tocado com a mensagem e muito feliz que as postagens estejam ajudando as pessoas que se dedicam aos concursos. Me parece que o primeiro obstáculo a ser vendcido somos nós mesmos, em uma luta longa e trabalhosa na qual nem todos partem do mesmo lugar e nem com as mesmas condições. Acho que, se este blog conseguir passar apenas essa mensagem, já seria suficiente.
Este não é um blog sobre a verdade (supondo que ela exista). É um blog sobre as minhas opiniões. O que espero é que elas possam ser úteis para aqueles que estão no caminho dos concursos, tanto em termos de técnicas, quanto de atitude.
Agradeço a todos que vêm sendo tão gentis nas mensagens que me estimulam a continuar.
Estou devendo dicas sobre a prova oral. Tentarei começar uma sequência de postagens ainda nessa semana. Aguardem.

4 comentários:

  1. Caro Edilson,tenha certeza de uma coisa...suas opiniões são muito úteis, sou muito grato!

    ResponderExcluir
  2. Edilson, voce poderia dar algumas dicas sobre o novo membro da banca no 26!

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho professor...Diferente de muitos "vendedores de peixe" explorando sonhos daqueles que almejam crescer na vida, o seu trabalho é realmente louvável.Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Caro Edilson,agredeço as suas palavras de estímulo e dicas para nós concurseiros. A cada momento de desânimo, eu me conecto a seu blog para receber novos motivos para continuar estudando. Sou muito grato.

    ResponderExcluir