Recebi recentemente a seguinte mensagem, que me parece retratar muito bem o sentimento de muitos que se dedicam aos concusos:
Tenho acompanhado-o e a medida que posso leio semanalmente algumas de suas postagens. Hoje ao entrar no seu blog li "o fatalismo e a reprovação 2 " na qual me identifiquei muito com a leitora que o escreveu. Na verdade a minha história é muito similar a dela, fui aluna laureada, passei na minha primeira OAB com uma excelente classificação e há cerca de um ano decidi estudar para concursos jurídicos e assim como ela me perdia em meio a tantos livros, não conseguia terminar de estudar os editais ou as vezes quando conseguia terminar ficava tão nervosa que na hora da prova uma dor de cabeça era certa e no fim de tudo quando não conseguia a aprovação, sempre repetia as frases: Não foi a minha hora ou não caiu mais o que sabia.Cansei de ser reprovada, de não conseguir, cheguei até a questionar a minha capacidade ou inteligência e ao ler as postagens sobre "o fatalismo e a reprovação", tal leitura foi como um tapa de luva em mim. Na verdade quando eu ou qualquer pessoa fazemos tais afirmações só desculpamos a nossa incapacidade momentânea. O maior concorrente que possuímos somos nós mesmos e as suas postagens ratificaram isso para mim, de que é possível eu passar no concurso que almejo, inclusive no concurso para Procuradoria da República, basta me esforçar.
Fiquei muito tocado com a mensagem e muito feliz que as postagens estejam ajudando as pessoas que se dedicam aos concursos. Me parece que o primeiro obstáculo a ser vendcido somos nós mesmos, em uma luta longa e trabalhosa na qual nem todos partem do mesmo lugar e nem com as mesmas condições. Acho que, se este blog conseguir passar apenas essa mensagem, já seria suficiente.
Este não é um blog sobre a verdade (supondo que ela exista). É um blog sobre as minhas opiniões. O que espero é que elas possam ser úteis para aqueles que estão no caminho dos concursos, tanto em termos de técnicas, quanto de atitude.
Agradeço a todos que vêm sendo tão gentis nas mensagens que me estimulam a continuar.
Estou devendo dicas sobre a prova oral. Tentarei começar uma sequência de postagens ainda nessa semana. Aguardem.
Caro Edilson,tenha certeza de uma coisa...suas opiniões são muito úteis, sou muito grato!
ResponderExcluirEdilson, voce poderia dar algumas dicas sobre o novo membro da banca no 26!
ResponderExcluirExcelente trabalho professor...Diferente de muitos "vendedores de peixe" explorando sonhos daqueles que almejam crescer na vida, o seu trabalho é realmente louvável.Parabéns.
ResponderExcluirCaro Edilson,agredeço as suas palavras de estímulo e dicas para nós concurseiros. A cada momento de desânimo, eu me conecto a seu blog para receber novos motivos para continuar estudando. Sou muito grato.
ResponderExcluir