quarta-feira, 30 de março de 2011

Bibliografia: respostas a perguntas

Este post é uma atualização dos anteriores, relativos a bibliografia, com base nas diversas questões, sugestões e opiniões que recebi.

Constitucional: muitas pessoas falando do livro do Uadi Lamego Bulos. Realmente, ele é um livro bom, e bem voltado para concursos. Não foi o que eu li, mas acho que é recomendável. A única ressalva que eu faria é que não acho que ele seja complementar, mas substituto dos que já indiquei, uma vez que a proposta é muito parecida com Lenza e Alexandre de Moraes, ainda que, em alguns tópicos, a abordagem de Bulos seja superior. Assim, se você já leu algum deles, e está bem, antes de ler o Bulos eu me focaria em outras disciplinas que domine menos.
 
Administrativo: Fernanda Marinella - não gosto nem um pouco. Nem do livro, nem da professora. Acho superficial e discordo de muitas posições. Eu priorizaria outros.

Processo Civil: várias pessoas falaram do manual do Daniel Neves. É um livro novo, que vem aparecendo. Me parece um substituto para quem não quer ler, por exemplo, o livro do Didier. É voltado para concursos e não aprofunda algumas coisas, mas vai bem na primeira etapa.
 
Direito Internacional Privado: não indico nada. Em regra, ele cai muito superficialmente na magistratura, e o mesmo deverá acontecer com o MPF, que vai focar as questões em Internacional Público e Proteção Internacional dos Direito Humanos. Leia, se quiser, uma sinopse qualquer, e a Lei de Introdução. 
Dica: é preciso decorar aquelas situações em que se aplica o direito brasileiro ou estrangeiro, do primeiro domicílio dos nubentes etc. Isso cai demais. São as chamadas normas de conexão. Dificilmente cai outra coisa.

Direito Internacional Público: André Carvalho Ramos, Procurador da República, tem um livro que gostaria de acrescentar nas referências sobre a matéria, acerca de responsabilização internacional por violação a direitos humanos. Acho que esse será um dos assuntos cobrados pelo MPF.  

Processo Coletivo: como disse, e talvez não tenha sido suficientemente claro, não acho que "o" livro nessa matéria já tenha sido escrito. Além dos que indiquei, acho que o volume 4 da coleção do Didier dá conta do recado, com a vantagem da clareza que lhe é peculiar, embora tenha algumas posições amplamente minoritárias (ex: verificação ope judicis da representatividade adequada - o juiz poderia verificar a representatividade do legitimado coletivo. Para a maioria, quem faz isso é só o legislador), por isso, cuidado.
 
Direito do Consumidor - não gosto do livro do Sergio Cavalieri.

Resumos: para os vários que perguntaram: fiz, sim, resumos de praticamente tudo o que li. A única coisa que eu excepcionaria, para quem gosta da técnica, são as leituras da última semana antes da prova, em que o pouco tempo para a prova facilita a memorização e se torna mais importante alcançar uma maior quantidade de textos em pouco tempo. Fora isso, se seu método de memorização são os resumos, resuma tudo: jurisprudência, informativos, livros específicos, que não são manuais, e até mesmo leis.

Procurarei, caros leitores, fechar a bibliografia essa semana, para voltar a falar de algumas técnicas. Agora, vamos aos estudos!

12 comentários:

  1. Caro Edilson,
    Muito obrigada pela atenção e pela análise do livro de responsabilização internacional por violação a DH de Andre Carvalho Ramos. Seu blog é de imensa valia para realizar meu sonho (aprovação no concurso do MPF).
    Muito obrigada mesmo
    Hayssa K. Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Òtimas dicas. Dr. O Sr. indicaria o livro do Dirley Jr. para administrativo? Como complemento de algum daqueles livros anteriores que o Sr. indicou eu penso que ele seja ótimo, em razão das atualizações recentes que ele propõe, mas gostariade saber sua opinião.
    Um abraço, e mto obrigada pelas dicas, são ótimas, apesar de eu não estar me preparando para este "grande concurso". Ainda faltam uns bons anos de prática jurídica.

    ResponderExcluir
  3. O senhor pode dizer como fazia seus resumos?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários.

    Sobre os resumos, devo escrever algo em breve. Por enquanto, dê uma olhada na postagem: http://edilsonvitorelli.blogspot.com/2009/10/o-x-do-problema-fixacao-parte-3.html

    ResponderExcluir
  5. Confesso que no início nem me atrevi a frequentar este blog por achar que só haveria comentários ultra mirabolantes, como os que são proferidos no fórum cw.
    Me surpreendi com a clareza e objetividade que são transmitidos os ensinamentos. Este blog eh um grande achado.
    Ah, o blog do Vlad também eh sensacional.
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Já que o sr. vai falar sobre resumos, aproveito para lhe pedir que faça algum comentário sobre resumo de leis, pois fiquei curioso de saber como o sr. faz. Eu acho a pior parte o estudo das leis, talvez um resumo ajudaria a estimular.
    Grato desde já e parabéns pelo blog.
    Alexandre - MG

    ResponderExcluir
  7. Caro Dr. Edilson,

    Andre de Carvalho Ramos possui obra denominada "Teoria Geral dos Direitos Humanos na ordem internacional". O senhor a recomendaria para o concurso do MPF?
    Grato

    ResponderExcluir
  8. Duas questões:
    A) O que pensas sobre Dirley da Cunha Jr, em constitucional. No que toca à teoria da constituição. Gostaria da sua opinião.

    B) Dicas em Direito Civil viriam a calhar. Ando flertando com a obra de Rosenvald/Cristiano Chaves.
    Grato

    ResponderExcluir
  9. O livro da Marinela, e as aulas são "tensas", tenho dor de cabeça só de lembrar!!

    ResponderExcluir
  10. Prezado Prof. Edilson, tudo bem?
    E direito previdenciário, cai muito na prova de Juiz Federal! Mas no MPF? O livro do Ivan Kertzman da Juspodvim (mesma editora que você publicou seus livros) dizem que é muito bom e didático! O que o Senhor acha?

    ResponderExcluir
  11. Aconselha comprar algum CP,CPP,CC ou CPC comentado?

    ResponderExcluir
  12. Professor Gostaria de saber o que acha do livro do José Geraldo Brito Filomeno "Manual de Direitos do Consumidor"?

    ResponderExcluir