quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bibliografia - Direito penal

Sinto-me pouco à vontade para indicar livros de penal. Em primeiro lugar, não sou penalista. Em segundo lugar, penso que em nenhum ramo do direito os autores perdem tanto tempo escrevendo coisas desnecessárias e inventando exemplos que nunca acontecerão. Acho isso lamentável. Um bom jeito de mostrar que o direito pode não ser uma ciência séria. Um livro que considero essencial para os concursos federais é o Crimes Federais, de José Paulo Baltazar Júnior. Embora o livro seja às vezes confuso, mal do qual padecem todas as obras que procuram coletar jurisprudência, é uma das poucas obras que permitem ao leitor aprofundar-se nesses crimes. Nos manuais normais, há 200 páginas sobre homicídio e 10 sobre crimes tributários. 
 
Quanto aos manuais, eu estudei pelo Cezar Roberto Bitencourt, que acho muito bom. O problema dele é que há algumas coisas que ele só critica, sem explicar. Assim a leitura dele, para quem preferir, deve ser feita acompanhada de alguma outra obra, que explique melhor as coisas. Para essa função, gosto do CP Comentado do Nucci. Ao contrário dos comentários normais, o CP do Nucci é comentado doutrinariamente, e não jurisprudencialmente. Foram obras que me ajudaram muito, sobretudo dada minha aversão ao penal. Por fim, é uma área muito rica, de modo que não haveria como detalhar todos os livros. Aqui também é importantíssima a leitura dos informativos do STF e STJ.

6 comentários:

  1. Professor, e os livros do Rogério Greco, o que o senhor acha!?

    ResponderExcluir
  2. Professor Edilson,

    O que o senhor acha dos livros do Luiz Regis Prado??
    Obrigado pelas dicas, têm ajudado muito.

    ResponderExcluir
  3. Professor Edilson, gostaria de saber por qual livro posso estudar criminologia. Em alguns concursos, como o MP de MG, algumas teorias tem sido cobradas com freqüência .Exemplos:Teoria volitiva da indiferença, teoria intelectiva da representação,dentre outras. O livro do Zafaroni supre essas necessidades?

    ResponderExcluir
  4. E o livro do professor Rogerio Greco o que o Sr. acha? E quanto ao Aníbal Bruno?

    ResponderExcluir