sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mais uma dica sobre informativos

Já falei bastante sobre a importância de ler e resumir informativos. É um assunto vencido. Mas outro dia recebi um e-mail de uma leitora dizendo que não entende muita coisa que sai nos informativos, então percebi que ainda não havia falado sobre isso. Se você está começando esse tipo de leitura, é absolutamente normal não entender muita coisa. As matérias são muito misturadas, e o resumo às vezes é confuso. Não se preocupe. Insista. Com o tempo, as matérias vão se repetindo, você se acostuma com a linguagem, e tudo vai se encaixando. O que não dá é para desistir dos informativos em razão da dificuldade. E vá fazendo resumos.

5 comentários:

  1. Prezado Edilson,

    Simplesmente amo o seu blog!
    Ele traz dicas e temas muito interessantes sobre concursos.
    Tem sido um grande incentivo para minha preparação.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Dr. Edilson, sobre os Informativos, penso que uma boa é comprar alguns livros disponíveis no mercado, que são organizados por assunto. Há, por exemplo, os publicados pela Editora JusPodivm e os publicados pela Editora Método. Claro que há um detalhe: o edição 2011 contempla os informativos de 2010. Mas, com esses livros há um primeiro contato e assim o concursando (prefiro concursando a concurseiro) ou estudante se familiariza com a matéria. Além disso, a JusPodivm lançou um livro só com divergências entre o STF e o STJ.
    E mais uma vez, parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  3. É verdade. Só gostaria de acrescentar que é importante prestar atenção na estrutura dos informativos. Por exemplo. Nos do STF sempre se começará com a decisão do pleno, das turmas, repercussão geral e, por fim um voto de destaque de algum ministro.

    ResponderExcluir
  4. Professor Edilson,

    O STF disponibiliza um serviço de classificação temática dos informativos. O que o senhor pensa sobre seguirmos essa classificação temática que os responsáveis pelo informativo propõem?

    ResponderExcluir
  5. Comecei a ler, resumir e separar os julgados noticiados nos informativos de acordo com o assunto. Assim, fica mais fácil revisar depois. A ferramenta mais prática para formar esse "banco de dados" foi construir um blog. Aproveito e compartilho com outros colegas concurseiros. Veja o endereço: http://jurisprudenciaresumida.com.br/

    ResponderExcluir