sexta-feira, 8 de abril de 2011

O tamanho do resumo

Uma questão ainda precisa ser discutida sobre os resumos: qual o seu tamanho adequado. Tenha em mente que o resumo será tão maior quanto menos você saiba a matéria. Assim, é normal que alguns resumos sejam muito maiores que outros. Não se preocupe em esticar os que ficarem pequenos, nem em comprimir demais os que ficaram grandes. Uma média que me parece razoável é resumir aproximadamente 10 páginas de texto em 1 página de resumo manuscrito, se sua letra tiver um tamanho médio, nem muito grande, nem muito pequena.

A pergunta que deve orientar a elaboração de um resumo é: se uma questão perguntasse isso, eu saberia responder? Se a resposta for sim, não há necessidade de incluir no resumo. Esse conhecimento já faz parte de sua base anterior, de modo que não vale perder tempo. Se a resposta for não, coloque no resumo.

Também é possível, possibilidade que eu ainda não havia discutido, combinar os métodos de fixação: resumir o conteúdo das matérias que você sabe menos, e grifar aquelas que sabe mais. Isso pode poupar algum tempo. Lembre-se, todavia, que, conforme já afirmei em postagens anteriores, tenho enormes restrições com o método de grifar, por uma simples razão: grifar é muito fácil, o que faz com que, quase sempre, se caia na tentação de grifar coisas demais. Depois, para reler, será preciso praticamente reler o livro. Além disso, quando grifa, você ressalta as palavras do autor; quando resume, você produz suas palavras.

3 comentários:

  1. Olá, Doutor.

    Estou fazendo os benditos resumos, mas quando estudá-los? Ao final de cada semana? Ao final do livro? Por mês? Só na véspera do concurso?

    Outra coisa, o quanto de páginas considera ser normal de se ler em uma hora? Acho que estou lento demais... está certo que o importante é aprender, mas com a quantidade de matéria que se tem para ver, não podemos ir muito devagar...

    ResponderExcluir
  2. eu nao consigo fazer um resumo, verdadeiramente, "resumido"! resumo e passo para o papel inclusive as coisas que já estou cnasada de saber! :(

    ResponderExcluir
  3. ah, comprei o livro "Temas aprofundados do MPF" ontem, estou esperando chegar!! Também adquiri dois livros de questões dos últimos concursos de procurador... penso que foram boas aquisições :)

    ResponderExcluir