segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bibliografia: respondendo (mais) algumas dúvidas

Assunto polêmico é essa bibliografia! Não havia como ser diferente, já que muito se publica hoje e cada um tem seus favoritos. Respondendo, então, mais algumas dúvidas de leitores que deixaram comentários.

Rogério Greco: é um campeão de leitura e vendas nos concursos. É um livro didático, bastante completo e que aborda diversos assuntos de modo interessante. Quando estudei para o concurso, eu lia algumas coisas que o Bitencourt critica mas não explica no Rogério Greco. Minha ressalva em relação ao autor é que ele vem incorporando ao livro algumas posições que me parecem muito pouco relevantes e, sinceramente, destinadas apenas a cair em concurso, especialmente do MP de Minas. Um exemplo claro são as tais das velocidades do Direito Penal. Coisa boba, inútil e que caiu na primeira fase do MPMG há uns dois concursos. Assim, se o MPMG não for o seu concurso, você corre o risco de perder tempo com coisas desnecessárias, uma vez que não acho que o Rogério Grecco seja doutrinador famoso o suficiente para ser adotado por outros examinadores (fora que acho uma desonestidade essa história de cobro o que está no meu livro / ecrevo para cobrar no concurso).

Direito Previdenciário: Lazzari é um livro excelente, mas muito aprofundado e pouco voltado para concursos. Ele é mais voltado para a solução de questões práticas de juízes. Para a magistratura federal é um ótimo livro, embora demande uma leitura mais a longo prazo, já que são quase 700 páginas. Para outros concursos em que o previdenciário cai memos, me parece que é demais. Não li o livro do Eduardo Rocha Rios.

13 comentários:

  1. Essa questão das velocidades do direito penal caiu na prova oral no penúltimo concurso da Defensoria Pública da União também.
    Acho o Greco mto didático, leitura fácil e rápida.

    Professor Edilson, você apostaria em Teoria da Pena para o MPF tendo em vista mudança legislativa no ano passado? Bem como execução da pena também???
    Abraço e valeu pela ajuda que tem nos dado.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Edilson, o livro do Zaffaroni é indispensável para concursos do mpf e juiz federal?

    ResponderExcluir
  3. Prezado Dr. Edilson,
    sabe-se que para as provas preambulares é importantissímo a leitura de "lei seca". Assim, pergunto: o senhor esgotou todo a legislação para a prova do seu concurso? Talvez seja a hora de dar atenção especial à leitura da legislação, pois é muito extensa.

    ResponderExcluir
  4. Dr Edilson, tudo bem?
    O que você acha do Mirabete, em direito Penal? Em processo seu livro está totalmente desatualizado desde 2006!
    Mas em Penal está atualizado pelo seu filho Renato Fabbrini que é também procurador de Justiça do MP/SP

    ResponderExcluir
  5. Tenho várias obras de Direito Penal (Nucci, Damásio, Luiz Regis Prado, Mirabete, Rogério Greco e outros), mas a obra que me agradou muito foi a de Cleber Masson, justamente voltada para concursos. Acho mais completa que as demais. Rogério Greco também é muito bom, mas preferi aquela obra como livro-base.
    Mas que fique claro, todo livro tem sua utilidade, pois o que não pode ser encontrado nos demais, pode ser encontrado somente em determinado livro.

    Fica o registro: o livro do Masson é muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de falar...

    Dr. Edilson, indubitavelmente a técnica do resumo é excelente, salvo no que tange ao tempo. Demanda um tempo enorme transcrever o que foi aprendido, entretanto, quando se faz isso, sem dúvida alguma, a matéria consolida-se na mente, sem falar no desenvolvimento da escrita.

    Como diria o Concurseiro Solitário, resumo da ópera: é a melhor técnica, desde que se tenha tempo.

    ResponderExcluir
  7. Essa questão das velocidades tb caiu na segunda fase do concurso de juiz TJ/AL, cespe.

    ResponderExcluir
  8. Não é só no concurso do MP/MG que vem caindo essas preciosidades, isso é um fenômeno que infelizmente repercute em quase todas as bancas.
    Teoria Cibernética do Direito Penal, Princípio da Bagatela Imprópria, Teria do Broken Window, isso vem caindo em quase todos os concursos. A serventia na vida prática é quase nenhuma, mas são regras do jogo, se para ser Juiz, Promotor, Procurador ou qq outro cargo de interesse tem que aprender isso, melhor reunir as armas (livros) que possam vencer tais impropérios.
    Ressalto apenas, que há alguns anos um examinador do TRF 2 fazia perguntas tais como: Qual importância de Jesus Cristo para o Direito Tributário? O Direito Tributário nasceu de um parto a forcerps ou natural?
    Salvo engano, na época o MPF emitiu uma nota de total reprovação as práticas do examinador em questão.

    ResponderExcluir
  9. Alguma bibliografia para Trabalho e Processo do Trabalho?

    Att

    ResponderExcluir
  10. Dr. Edilson,

    Alguma bibliografia para Direito Financeiro?

    muito obrigado

    ResponderExcluir
  11. Dr. Edilson,

    parabéns pelo blog! É muito bonito ver alguém que já passou pela fase que passamos se importando, gratuitamente, conosco.

    Gostaria de saber se o Sr. pode indicar alguma bibliografia para Empresarial (o suficiente para Magistratura Federal).

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  12. bom dia Prof, ainda no quq diz respeito a bibliografia de direito previdenciário, o que o sr. acha do Livro do Társis Namatela Sarlo Jorge da Lumen juris?

    ResponderExcluir
  13. Dr. Edilson,


    Parabéns pelo trabalho realizado! Gostaria que comentasse o livro do Dirley da Cunha Júnior, de Direito Administrativo, que é bem conciso.

    Desde já agradeço! Um abraço!

    Daniel Pereira
    Analista do MPMG
    email: danielgpereira@hotmail.com

    ResponderExcluir