quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bibliografia: processo civil - considerações

Respondendo mais algumas dúvidas de bibliografia, surgiram questionamentos acerca dos livros de processo civil. Dois foram os principais. O primeiro, se eu deixaria de recomendar a leitura do Dinamarco para o concurso do MPF. Para a primeira etapa, eu diria que sim, deixo de recomendar. A obra é composta de 4 grossos volumes e aprofunda bastante as reflexões, o que não me parece necessário para a primeira etapa, nem mesmo do MPF (é mais ou menos a mesma ponderação que faço em relação à obra do Marinoni). Para a segunda etapa, por outro lado, pode ser interessante. Mas comentarei mais sobre isso no momento oportuno. Quanto ao Daniel Neves, a recomendação é justamente a oposta: é um bom livro para a primeira etapa, ainda mais considerando o tempo que resta, mas me parece pouco para a segunda.

2 comentários:

  1. Meu plano quanto a processo civil: ler todos os do Didier( estou no 3º de 5) , e o de procedimentos especiais e cautelar do Marinoni, já que o primeiro autor ainda n ão lançou volumes referentes a esses temas. ( e, parece, ao menos quanto a isso, o Marinoni não complica tanto)

    ResponderExcluir
  2. Caro Dr Edilson, o senhor indica alguma boa obra de processo tributario? Cleide Cais? James Marins? ou outro.. grato, Jonas

    ResponderExcluir