quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bibliografia: Internacional - mais um livro

Caros amigos, já disse, e continuo achando, que o fiel da balança no 25º vai ser o grupo de Internacional. Além de ser uma matéria nova, o examinador, Eugênio Aragão, não pode ser considerado brando. Pode até ser que pegue mais leve, por ser a primeira vez, mas ele não é examinador de fazer só figuração. Ontem recebi por e-mail a indicação de um livro que me pareceu bom, embora, ressalto, eu não tenha lido. É o Direito Internacional Público e Privado - Incluindo Noções de Direitos Humanos e Direito Comunitário - 3ª ed. - Rev., amp. e atual, de Paulo Henrique Gonçalves Portela, da Juspodivm. O livro é um calhamaço de 920 páginas, que está a venda por 70 reais, e me pareceu bem completo. Para quem acha que não vai ter tempo de ler obras mais específicas, como as que indiquei, pelo menos para a primeira etapa, parece uma boa indicação, uma vez que permite pelo menos selecionar os tópicos principais, por um preço baixo.
 
Mais uma dica de foco: leiam sobre Tribunal Penal Internacional e Corte Interamericana de Direitos Humanos. Foram duas matérias que caíram muito no 24º, mesmo sem grupo específico. Agora, é possível que despenquem. Lembro que no livro que organizo, Temas Aprofundados do Ministério Público Federal (https://www.editorajuspodivm.com.br/produtos/outros/edilson-vitorelli/temas-aprofundados-do-ministerio-publico-federal-00450277/531) há um artigo sobre isso.

3 comentários:

  1. Bruno Vivas Bitencourt5 de maio de 2011 às 18:04

    Caro Dr. Vitorelli,

    Primeiramente, parabéns pela obra 'Temas Aprofundados do MPF'. Comprei para o concurso e gostei muito, o primeiro artigo é espetacular, ao tratar dos métodos de escolha da atuação ministerial. No livro recentemente lançado pelo Pacelli há artigo na mesma linha, escrito por juiz federal, que trata da importância do que ele chama 'justiça dramática'. Ótimo.

    Quanto ao tema direito internacional, venho estudando pelos livros da Nadia de Araujo, Valerio de Oliveira Mazzuoli e, na proteção internacional dos direitos humanos, o seu colega André de Carvalho Ramos. Nos que o senhor indicou há temas não tratados nestas obras?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Caro Mestre, depois de ter acesso à prova do 25º concurso, qual é a sua recomendação bibliográfica para direito internacional?
    Um abraço e o agradecimento antecipado!

    ResponderExcluir
  3. Mestre, dapara estudar só pelo Mazzuoli???
    No aguardo ,
    Iara Alkaim

    ResponderExcluir