sábado, 9 de abril de 2011

Bibliografia: Direito Civil

Praticamente encerrando as postagens de bibliografia, temos o direito civil. Aí está uma matéria delicada. As grandes obras dos grandes civilistas foram todas produzidas com o Código de 1916, e padecem com atualizações discutíveis ou muito ruins de ler, pela forma como são editadas, mesmo que sejam boas de conteúdo. Nas novas obras, ainda não temos uma definição de quais, dentre os novos autores, prevalecerão. 

Tenha em mente, de todo modo, que o direito civil costuma ser cobrado muito superficialmente nos concursos federais; nos concursos estaduais, isso é mais complicado. Eu indicaria 3 cursos que hoje têm disputado a preferência dos leitores: Nelson Rosenvald, Pablo Stolze e Carlos Roberto Gonçalves (o curso, não as sinopses). Sinceramente, os considero mais ou menos iguais. Um é mais profundo que o outro em um ponto, o outro o supera mais a frente, e por aí vai. O mais importante é selecionar os volumes: comece pela parte geral e depois passe para obrigações. Esses são os tópicos mais cobrados. Siga pela teoria geral dos contratos, pule para direitos reais e depois contratos em espécie. Família e sucessões, só se estiver prestando Juiz ou MP estadual, e olhe lá.

As sinopses do Carlos Roberto Gonçalves (Saraiva) são uma ótima opção para quem tem pouco tempo e quer salvar alguma coisa. Lembre-se: o mais provável é que o foco esteja na parte geral e em obrigações.

Quanto aos autores pré-2002, gosto muito de Caio Mário e Orlando Gomes, mas não acho que valha ler nem um nem outro para concursos. A demora não justificaria. Por fim, não gosto, antes que perguntem, do Venosa.

14 comentários:

  1. Prezado amigo Dr. Edilson
    Eu tenho que concorda, e rir, pois o livro do Venosa é tenso!! Sinceramente quando eu lia me dava dor de cabeça (enxaqueca braba) e vontade do dormir, com todo respeito!!

    ResponderExcluir
  2. A coleção do Prof. Flávio Tartuce é muito boa. Com uma linguagem bem escorreita, traz posicionamentos do STJ e do STF, enunciados das Jornadas de Direito Civil e aborda a nova nuance do Direito Civil - Direito Civil Constitucional. Aliás, saiu seu curso em volume único, mas não o adquiri ainda.

    Para ser sincero, também não gostei do Venosa, pelo menos quando dei uma olhada superficial na Saraiva.

    Carlos Roberto Gonçalves. Nota 10. Muito bom mesmo. Entretanto, eu utilizo seu livro de forma complementar, e não como livro-base (Tartuce).

    ResponderExcluir
  3. Dr. Edilson, tenho acompanhado com entusiasmo seu Blog. Principalmente as postagens sobre Bibliografia. Gostaria de saber quando sairá a Bibliografia de Processo Penal e Direito Eleitoral. E mais uma vez, Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Edilson,

    Tomei conhecimento do blog hj...e li diversas postagens...

    parabéns pelo conteúdo...pela iniciativa em ajudar diversos concursandos a realizar o sonho...

    Um grabde abraco!

    ResponderExcluir
  5. Dr. Edilson, já venho acompanhando seu site a umas 3 semanas e gostaria muito de te agradecer pelas dicas tão úteis!

    Devo te convidenciar que andava muito desestimulado a estudar, pois tenho o sonho de um dia ingressar no MPF, porém a 2 anos e meio estudo para concursos e ainda não obtive nenhuma aprovação, tendo apenas me classificado no MPU e batido na trave na Polícia Federal.

    Contudo, após tomar conhecimento dos seus comentários e dicas, passei a crer novamente no meu sonho. O Sr. trata tudo com muita simplicidade e isso facilita a aproximação com a carreira.

    Parabéns pela motivadora iniciativa!

    obs: O Sr. tem conhecimento do manual de Tartuce? Gostaria de saber se o indicaria?

    ResponderExcluir
  6. Sobre Direito Civil, uma boa dica é a Coleção Esquematizado da Saraiva. Já foi lançado o vol. 1 de Direito Civil escrito pelo Carlos Roberto Gonçalves. Estou lendo e não deixa a desejar em nada para o Curso. E, no vol. 1 contempla LICC, Pessoas, Bens, Obrigações e Contratos.

    ResponderExcluir
  7. tenho o stolze, porém confesso que algumas coisas me desagradam, como , p. exemplo, o fato de divagar muito sobre certos aspectos e deixar de aprofundar em outros. Daí minha preferência por Rosenvald

    ResponderExcluir
  8. "Família e sucessões, só se estiver prestando Juiz ou MP estadual, e olhe lá." O Sr. não acha que Direito de Família seria uma matéria de extrema importância para o concurso do MP Estadual? Grande abraço e parabéns pelo blog, sensacional!

    ResponderExcluir
  9. ah, o Caio Mário era excelente! melhor livro que usei na faculdade!
    e quanto a Gustavo Tepedino?

    ResponderExcluir
  10. E a Maria Helena Diniz??

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite
    Dr. Edilson.
    Tomei conhecimento de seu blog hoje e confesso que gostei muito dos comentarios sobre direito civil.Eu tenho uma dúvida. Porque será que o pessoal não comentam muito sobre a obra( curso )de direito civil de Maria Helena Diniz? eu li alguns capítulos desse livro seu, em obrigações, por exemplo e achei muito bom. No entanto, a galera diz por aí que os seus livros são muito vagos ou superficial ou, ainda, que ela fala,fala e não diz nada.Eu pergunto:
    Dr. Edilson,a obra de Maria Helena Diniz é indicada para se estudar tanto para a graduação e concurso? Qual sua avaliação para esta autora?
    Um grande abraço
    e fica na santa paz do Senhor Jesus.
    Marcos

    ResponderExcluir
  12. Qual o problema com Venosa? Eu particularmente gosto muito da didática e da metodologia dele, li quase toda a sua obra, até comprei alguns dos seu livros e inclusive, em certos pontos, até prefiro ele a Carlos Roberto Gonçalves. O "problema" é que, incrivelmente, o número de pessoas que não gostam dele me surpreende e eu não sei o porquê! O que as pessoas vêem que eu não vejo? Provavelmente eu não não pararei de lê-lo, mas ao menos eu gostaria de fazê-lo com um olhar mais crítico.
    Adoro seu blog, abraço!

    ResponderExcluir
  13. Também não gosto do Venosa.

    ResponderExcluir
  14. Atualmente, o mais recomendado para graduação é o Caio Mário ou Carlos R. Gonçalves?

    ResponderExcluir