sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

#desafiodoedvitorelli – dias 9 e 10

Hoje estamos completando 10 dias do desafio. Se você conseguiu acompanhar o pique direitinho, estará completando 230 páginas de leitura. É quase a metade. Acredito que algumas percepções que tenho sobre a leitura – afinal, estou realizando-a também – sejam compartilhadas por muitos de vocês.

Primeiro, se você, como eu, trabalha feito louco, além de estudar, deve ter percebido que ler 23 páginas por dia pode parecer fácil em teoria, mas não é. Especialmente se o livro for denso. Ainda mais se você estiver usando um método de fixação mais trabalhoso do que grifar, como é o caso de resumos, mapas mentais etc. Isso indica, de modo mais evidente, que trabalhar com metas modestas, mas que sejam contínuas, como eu proponho, é um exercício proveitoso para quem tem pouco tempo. 

Se você está exclusivamente estudando, mas usando um método de fixação trabalhoso, é provável que tenha conseguido ler mais de 23 páginas por dia, mas não muito mais. Eu diria que você deve estar chegando perto das 500 por agora, ou seja, aproximadamente 50 por dia. Essa é uma velocidade que eu considero ideal. Não se preocupe em fazer mais do que isso. Se sobrar tempo, é melhor você utilizar para aprender melhor o conteúdo dessas 50 páginas do que para ir adiante. Faça questões, leia jurisprudência, refaça provas antigas. 50 páginas por dia são 1000 por mês. Se isso tudo for conhecimento novo, é provável que você não o apreenda adequadamente. 

Se você está seguindo o desafio e lendo muito mais de 50 páginas por dia, meus parabéns. Seu desempenho é excepcional e esse é o patamar que todo estudante em caráter exclusivo deve almejar. Faço apenas um alerta: tenha absoluta certeza de que você não está trocando qualidade por quantidade. Se você ler 100 páginas por dia, só nos dias úteis, serão mais de 2.000 em um mês. São 2 livros grandes. Crie rotinas para verificar se você está, de fato, apreendendo esse conhecimento. Responder questões é o melhor termômetro para isso. Se você está errando muita coisa sobre um assunto que já estudou, talvez esteja na hora de pisar no freio e repensar a estratégia. 

E você, como anda seu progresso? Compartilhe e continue concorrendo aos livros. Mesmo se você não começou antes, é bem-vindo para ingressar agora. O importante é que essa nossa pequena comunidade progrida conjuntamente. Afinal, esse não é o espírito do Natal?

2 comentários:

  1. Olá, Prof. Edilson!

    Eu não pretendia postar meu progresso porque comecei um tanto atrasada e estou tendo dificuldade para completar a leitura. O desafio coincidiu com o período de provas da minha faculdade (que estava de greve) e acabo privilegiando estudar pelo caderno ou pelos resumos que já elaborei.

    De qualquer forma, adorei o desafio! Ele me fez ver que incorporar a leitura de algumas páginas na minha rotina diária faz uma grande diferença no avanço da leitura doutrinária.

    Como o convite foi estendido aos atrasados a partir de hoje vou postar meu progresso no Twitter.

    Abraços,

    Larissa

    ResponderExcluir
  2. Caro professor, estou seguindo o desafio na medida do possível, embora não esteja postando meu progresso.

    Tenho uma dúvida que está me afligindo com a aproximação de 2016.

    O senhor já comentou em posts anteriores que o estudo não se mede em "horas-bunda", e concordo plenamente.

    De qualquer forma, gostaria de constar que trabalho o dia todo e chego em casa com a cabeça extremamente cansada. Assim, não consigo estudar mais que 1 hora, 1 hora e meia por dia... Quando muito umas duas. Não sei se devo manter as esperanças ou devo parar de "dar murro em ponta de faca"... Estou sempre reprovando por pouco nas primeiras fases de concursos de MP e Magistratura, e não está fácil tirar essa pequena diferença que está faltando...

    Grande abraço e obrigado!

    ResponderExcluir