sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ministério Público Federal – MPF 26º Concurso para Procurador da República: dicas para a última semana 5: as últimas 48 horas e o dia da prova

Pois é pessoal, agora chegou o momento. São as últimas horas antes da prova. Minha dica é: invista em resumos (inclusive na releitura daqueles que você mesmo fez), esquemas e aquelas decorebas do tipo classificações e outras coisas que, apesar de chatas e inúteis, podem ser cobradas. Ler livro, agora, só se for alguma coisa pontual. Escolha o trecho e vá direto a ele. O negócio é tentar abarcar a maior extensão de conhecimento, o mais rapidamente possível.

Sempre me perguntam se o estudo deve parar hoje ou deve seguir na véspera da prova. Cada um, é claro, tem a liberdade para pensar e fazer o que quiser, mas minha opinião é a seguinte: nunca vi lutador de boxe ir pro barzinho na véspera da prova. Nunca vi ator cair na gandaia na véspera da estreia de um espetáculo. O momento é de se manter focado na prova, e a melhor forma de se fazer isso é estudando. É claro que você não vai se matar de estudar, passar a noite em claro etc, mas fazer leituras mais leves, de alguns pontos que você não teve tempo de estudar bem, ler aqueles esquemas do cursinho ou da internet que não eram prioridade antes. Isso é uma boa atividade para manter você focado no seu objetivo, que é a prova.

Para a imensa maioria, na qual me incluía em minha época de provas, amanhã será uma noite mal dormida. Não se preocupe com isso. A concentração que o concurso exige fará com que, no momento em que você se assentar na cadeira, esqueça se dormiu, se não dormiu, se comeu, se está com sede. A prova te transporta. Então, se estiver sem sono, não se desespere. Pegue alguma coisa para correr os olhos ou, se for de sua preferência, aproveite para fazer suas orações. Cada um tem um ritual. Eu tenho um terço verde de plástico que ganhei quando tinha oito anos, que me acomanhou em todas as provas. Sempre rezei antes das provas e posso dizer que me ajudava a manter a tranquilidade. E lembre-se de Tancredo Neves, que dizia: "Tenho a eternidade para dormir".

Dicas específicas para a prova: embora sejam 5 horas, a prova é muito grande, então controle bem o tempo. Isso é muito importante. Se você agarrar em uma questão, não vai dar tempo de acabar! Se não souber responder, destaque as alternativas entre as quais você está em dúvida e passe adiante. Depois você volta. Lembre-se também que passar 120 questões para o gabarito toma um tempo considerável, então, cuide-se.

Também deve ter cuidado quem gosta de fazer piquenique durante a prova. Nada contra comer alguma coisa, mas lembre-se: por mais que você esteja cansado, aqueles minutos não voltarão. Depois da prova você pode descansar o resto da vida. Na hora, concentre-se. Esqueça tudo o que não for prova. Portanto, seja rápido em suas interrupções.

Por fim, fica o alerta, em negrito: é preciso ENTRAR no local de prova 30 minutos antes do início do exame. Tem gente que perde prova do MPF batendo papo com colega em frente ao local de prova. Deixe para fazer social outro dia. Chegue, procure sua sala, sente-se e concentre-se. Não dê sopa para não por em risco todo o seu estudo.

Um grande abraço a todos os leitores e muitíssimo boa sorte. Se tiverem dúvidas rápidas de última hora, sintam-se livres para encaminhar pelo twitter, que me permite responder rapidamente.

Um comentário:

  1. Professor, essa do "piquenique" foi ótima! Fato. No concurso passado, eu me matando para fazer o último grupo e aquele barulho de pacote de biscoito, barrinha de cereal e etc quase me enlouquecendo e eu ficava me perguntando "onde esse povo arruma tempo para comer, heim?"...
    Lembro que reclamei até com um fiscal qnd ia ao banheiro, dizendo que achava que tem gente que tem medo de morrer de fome durante as cinco horas de prova. Só sendo. Obrigada pelas dicas valiosas. Grande abraço.

    ResponderExcluir