domingo, 12 de fevereiro de 2012

Nova turma do curso para a prova oral e mensagem aos meus alunos

Ontem encerramos as aulas do curso para a prova oral, promovido pelo Verbo Jurídico, em São Paulo. Embora seja sempre difícil fazer uma auto avaliação, acho que o curso foi bem sucedido e cumpriu seus propósitos. Discutimos muito sobre os examinadores, sobre as prioridades de estudo até o dia da prova, e até sobre como se vestir e como se sentar na cadeira durante a prova oral. 

O Verbo Jurídico tem possibilidade de abrir uma nova turma, nos dias 17 e 18, caso haja mais interessados. Portanto, aqueles que desejarem podem conversar com os participantes do curso que se encerrou e entrar em contato com o Verbo Jurídico. Terei muito prazer em recebê-los para mais um final de semana de discussões. Podemos fazer um curso ao som das escolas de samba de São Paulo. Você quer passar na prova ou quer ter carnaval? 

Aos meus alunos e também aos leitores que vão prestar o exame, gostaria de deixar uma mensagem para a prova. Vá focado em fazer o melhor que VOCÊ pode. Aprovação não é uma obrigação sua. Sua obrigação é se preparar o melhor possível, se dedicar tanto quanto suas condições pessoais permitem, ir para a prova concentrado e fazer o melhor que você pode. Quem tem que se preocupar com aprovação é o examinador. 

Nunca tome uma reprovação em prova oral como um sinal de fracasso. Pelo contrário, é um sinal de que falta muito pouco para você ser aprovado, que sua preparação está boa, suas técnicas de estudo e memorização estão boas e você conseguiu superar um imenso número de candidatos. Prova oral é o momento, é o dia, são as circunstâncias que, muitas vezes, não podemos controlar. Não se desespere com isso. Faz parte do jogo. Quantos grandes jogadores erram um pênalti numa final de campeonato e ainda assim continuam sendo grandes jogadores? Basta lembrar (eu não me lembro, pesquisei no google) de Zico na copa de 86 quando perdeu um pênalti que custou a eliminação do Brasil. 

Como disse em minha mensagem de Natal, todos erram, mesmo os melhores e esse erro pode acontecer no dia da prova oral. Portanto, a preocupação não é acertar tudo, é fazer o melhor possível. Muito boa sorte a todos e continuem acompanhando, até o dia da prova, mais dicas aqui no blog.


3 comentários:

  1. Professor, venho lhe agradecer e parabenizar publicamente pelo curso de prova oral. Foi muito útil para a minha preparação. Recomendo a todos a realização. O senhor foi de extrema disponibilidade, respondeu e atendeu a todos com simpatia e sabendo do que estava falando. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Dr Edilson,
    Parabéns pelo Blog e pelas dicas preciosas. Esse espaço não é apenas útil, mas muito gostoso de se ler. Ao contrário de outros juristas que mantém blogs cansativos e desestimulantes. Seu carisma e sinceridade são estímulos aqueles que pretendem ingressar nas carreiras públicas mais disputadas, como MP e Magistratura. Aguardo ansiosa novas dicas para a prova dissertativa do MP Federal. Espero, com a graça de Deus, ter sido aprovada na prova objetiva.
    Com admiração,

    ResponderExcluir
  3. Vai ser bem difícil acertar na prova oral, se perguntarem a respeito do pacto antInupcial (objetiva do 26 concurso), ou se o conceito de domicílio é igual ao de residência (objetiva do 25 concurso).

    ResponderExcluir