terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bibliografia: Direito Financeiro

Fiquei devendo a indicação bibliográfica de direito financeiro. Várias pessoas pediram e confesso que demorei a indicar porque demorei a encontrar um livro interessante. A matéria já não é das melhores, e a maioria das obras ou é superficial, ou pouco adequada para o estudo de concursos.

O que encontrei de melhor foi o livro, específico paraconcursos, do Lafayete Josué Petter, editado pela Verbo Jurídico. Não é muito grande, trata de toda a matéria e ainda traz um comentário, artigo por artigo, da Constituição, com base na jurisprudência relativa ao direito financeiro, bem como análise das súmulas e um glossário de termos contábeis. Enfim, gostei muito.

9 comentários:

  1. Ótima indicação. O autor do livro indicado é, inclusive, Procurador Regional da República. Prata da casa, portanto!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito difícil encontrar bibliografia adequada para Direito Financeiro. Na galeria daqueles livros que não recomendo está Tathiane Pisciteli. Muito fraco e nada haver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Dinheiro jogado no lixo.

      Excluir
  3. Vou de Régis Fernandes de Oliveira, o Manual, não o Curso, pois o cruso é extenso demais.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo livro... Marcelão afanou lá de casa!! HAHAHA.. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Prefiro o livro do Valdecir Pascoal, que é mais organizado e tem conhecimento suficiente para qualquer concurso, inclusive para os de Procurador de Contas.

    ResponderExcluir
  6. Um livro muito bom recentemente lançado é o Curso de Direito Financeiro, do Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, publicado pela Editora Saraiva!

    ResponderExcluir
  7. É um livro bom, de um autor altamente gabaritado. Contudo, o excesso de erros ortográficos tornam quase uma tortura sua leitura. A equipe de revisão poderia ter caprichado mais. Mesmo assim vale a pena, pois o conteúdo é organizado de forma didática e os textos são claros.

    ResponderExcluir