domingo, 5 de setembro de 2010

Concurso do MPU: reta final

Caros amigos,
como prometido, aí vão algumas dicas sobre o que fazer na reta final de estudos para o MPU. Acredito que, seguindo a lógica dos concursos anteriores, o MPU, especialmente nas provas de nível técnico, não deve ir muito além da lei. Assim, creio que o mais importante seja usar a última semana para memorizar aqueles pequenos detalhes que, caso caiam, acabam pegando. É o caso, por exemplo, da legislação institucional, que costuma ser cobrada em detalhes. O mesmo vale para alguns pontos do Direito Constitucional, como competências dos tribunais. Não perca tempo viajando em entendimentos doutrinários nessa última semana. Nessas alturas do campeonato, o custo-benefício disso é muito baixo.
Como a questão é guardar detalhes, procure fazer pequenos resumos daquilo que você ler, para poder recordar na véspera: leia a lei com o seguinte critério: se cair uma questão sobre esse artigo, eu sei responder? Se a sua resposta for sim, siga adiante. Se for não, anote o que o artigo dispõe, com suas próprias palavras. No final, você descobrirá que, mesmo uma lei complexa tem muitos artigos que são lógicos, e que dispensam releituras. Por outro lado, aqueles que não são tão evidentes assim podem ser resumidos em 3 ou 4 páginas de anotações. E, convenhamos, é melhor ler 4 páginas que você mesmo escreveu que os 200 artigos da Lei 8.666/93.
Sou favorável a estudar na véspera. Embora reconheça que existam os adeptos do relaxar, aqueles que iam para festas na véspera do vestibular etc, acho que prova é como final de campeonato: tem que ficar concentrado, e a melhor forma de fazer isso é estudando. É claro que você não vai virar a noite, mas também não passe o sábado vendo Caldeirão do Huck. Leia suas anotações e procure fixar os detalhes. Deite-se cedo, mesmo que você não consiga dormir. Reze, se isso lhe faz bem.
Uma boa notícia: com a criação de cargos, é provável que o MPU chame mais candidatos do que originalmente se esperava. Muito boa sorte a todos. Um abraço e até a próxima postagem.

2 comentários:

  1. Oi Dr. Edilson, tudo bem?
    Fiz estágio na Assessoria Jurídica da Secretaria de Defesa Social quando o Sr. era Assessor. Me lembro de sua postura profissional exemplar.
    Na semana passada, vi uma foto sua em um jornal e, por curiosidade, fui procurar notícias no Google. Com satisfação, encontrei este blog, que caiu como uma luva.
    Pessoalmente, prefiro o MPF à magistratura. Se possível, conte pra nós o que o levou a escolher a carreira de Procurador da República em detrimento da de Juiz Federal. Quais as principais diferenças entre elas (subsídios, carga horária de trabalho, responsabilidade, etc.)?
    Muito bom encontrar os seus relatos!!!
    Até mais,
    Eugênio Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Prezado Eugênio,
    lembro-me com satisfação de seu trabalho esmerado e de grande qualidade como estagiário. Tenho certeza que deve ter se tornado um profissional excelente. Sua dúvida é muito relevante. Escreverei um post sobre isso em breve.
    Continue acompanhando o blog e, se quiser, mande um e-mail.
    Abraço,
    Edilson

    ResponderExcluir