quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Concurso da Magistratura Federal: dicas para a segunda etapa - parte II

Se pudesse dar um chute, e é chute apenas, acho que há boas possibilidades de haver questões de direito ambiental nessa prova aberta do TRF4, uma vez que os problemas ambientais na região estão pipocando. Se houver alguém com intimidade com a matéria na banca, então, eu seria capaz de apostar mesmo!
Depois que você fez tudo isso, priorize a doutrina, em primeiro lugar, das áreas dos examinadores, em segundo lugar, das matérias que você sabe menos. 

E, além disso, treine, e treine bastante. O grande problema da segunda etapa é redação. Se você tiver uma boa redação, estará com meio caminho andado. E boa redação não é apenas redação correta, mas um estilo adequado à situação. E isso é muito difícil, especialmente para quem não tem experiência prática. É por isso que tantos assessores de juiz passam nos respectivos concursos. No meu concurso, de cabeça eu diria que algo em torno de 20% dos aprovados eram ou tinham sido assessores de juiz. Eles têm o estilo da redação da sentença. Se você não tem, terá que treinar. E, para fazer isso, leia sentenças já proferidas, e faça as suas. Só ler, não resolverá nada. Se quiser enviar suas sentenças para o e-mail blogedilsonvitorelli@gmail.com eu ficarei feliz em dar mais dicas.

Um abraço a todos.

4 comentários:

  1. Obrigado, professor. Grandes dicas...

    ResponderExcluir
  2. Tomei conhecimento do seu blog sexta feira ultima.Fiquei impressionada com seus conselhos, com a maneira como os expões. Quando os leio, parece que ouço sua voz, embora nunca o tenha visto ouvido, tamanha sua serenidade, sensatez e a ideia que você passa de ser uma pessoa extremamente disciplinadas. Voce me ajudou muitissimo. Muito obrigada pelos conselhos e pelo exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Professor, sempre brilhantes os seus conselhos.
    O que o senhor acha do curso da EMAGIS? Compensa fazer ou só com as provas anteriores resolve?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Dr. Seu site é perfeito. Que Deus o abençoe pelas grandes contribuições, estou minutando as dicas.

    ResponderExcluir