quarta-feira, 28 de julho de 2010

Guia de sobrevivência: como superar o fracasso

Caros amigos, ainda estou devendo a resposta de duas perguntas de meu prezado leitor. São elas:

"2) Teve momentos de fracasso, desânimo, vontade de desistir durante a preparação? Se positivo, o que fez para superar?

3) Cite duas coisas que fez e faria novamente se fosse iniciar hoje a preparação para o concurso de Juiz Federal e MPF. E duas que não repetiria”.


Vou responder, aqui, à segunda. É claro, como já contei no post anterior, que existem momentos de fracasso. Estudar muito, divertir-se pouco, gastar dinheiro que não dá retorno, ser reprovado, se sair mal quando pensava ir bem. O fracasso faz parte da experiência. E eu também tive vontade de desistir, embora, como já contei, tenha passado bastante rápido.

Como fazer para superar isso? Obviamente, só você poderá dizer. Cada um tem um gosto, uma forma de se recuperar. O que é preciso ter em mente é que não é, ainda que você assim o pese, o fim do mundo não passar em uma prova.

Não acredito que eu possa dizer a cada pessoa o que fazer para superar um fracasso. Um cursinho lhe daria as dicas óbvias: família, amigos, namorada etc. Não acho que seja assim. Cada um sabe o que é melhor para si. Eu, por exemplo, preciso falar do fracasso. Preciso esgotá-lo em todas as suas variáveis. Depois, preciso saber o motivo. Preciso corrigir a prova, sofrer com os erros. Enfim, para superar, preciso beber o cálice até o fim. Para alguns, é melhor esquecer. Não há uma regra unânime.

Eu daria apenas uma dica extrema: caso o fracasso lhe abata tanto, que você comece a sentir que está prejudicando sua vida, seus estudos e, portanto, suas chances de aprovação futura, faça como o Brasil: decrete uma moratória. Fique 2, 3, 6 meses sem estudar. Nada. Esqueça isso. Esses não serão os últimos concursos públicos do mundo. Depois, com as baterias recarregadas, você volta e terá mais energia para enfrentar o que vier, mesmo os eventuais fracassos futuros. Mas, por favor, a vida é mais que um emprego público.

Deixo a última pergunta para depois. Aguarde as dicas para o MPU. Um abraço.


4 comentários:

  1. "a vida é mais que um emprego público" sem dúvida alguma a frase mais sensata e racional que já ouvi em minha vida de concurseiro...obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Este site já está em meu coração. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e experiências. Parabéns pelo site :)

    ResponderExcluir
  3. quando reprovei pela segunda vez na minha prova pratica de direção fiquei me sentindo uma fracassada e não sei lidar com isso não paro de pensar no que aconteceu.

    ResponderExcluir
  4. Em resposta ao leitor acima, exemplifico e comento uma experiência minha.
    Reprovei também duas vezes na prova prática de direção, mas a terceira prova que fiz foi um sucesso, não perdi nenhum ponto, e dirigi muito bem!!
    Temos que olhar para nossos fracassos como aprendizado! Como Edilson disse, analisar qual foi o nosso erro, aprendermos a fazer melhor, a acertar mais.
    Não podemos desistir de nós mesmos! Nós somos capazes de tantos feitos que nem imaginamos! Precisamos acreditar, dar o passo! Cada um tem seu tempo certo para estar pronto, apto para determinada coisa!
    Agradeço a essas provas que tive que fazer, pois adquiri muita segurança para dirigir, e sei que errar é humano! Todos nós erramos, uns mais, outros menos! O importante é querer acertar e correr atrás desse acerto!

    ResponderExcluir