domingo, 25 de outubro de 2009

O X do problema: fixação - Parte 5

3) Faça revisões – a revisão está umbilicalmente ligada ao seu método de fixação. Mas é importante rever a matéria estudada, uma vez que não é possível reter tudo por muito tempo. E é preciso fazer a revisão sem ter que estudar tudo de novo, afinal de contas, o tempo é limitado. É por isso que não gosto da releitura como método de fixação. A bibliografia é tanta que refazer o que já foi feito impede que você avance. Mas é preciso ter ciência de que é necessário rever, e o melhor é que seu método de fixação permita que você o faça com eficiência. Assim:

a) Se você faz resumos, releia exclusivamente o resumo. Esqueça a obra resumida. Se tiver que ler mais alguma coisa desse tema, leia outro autor e seu resumo do anterior.

b) Se o seu método é grifar, leia apenas o que grifou. Não caia na tentação de ler mais um pouquinho para ver se você não esqueceu nada importante. O perfeccionismo não é amigo do candidato.

c) Se o seu método é reler, procure pelo menos pular aqueles capítulos menos importantes, como introdução, história etc. Assim, você elimina um bom número de páginas, que, podem sim, cair (aliás, hoje, qualquer coisa pode cair), mas a possibilidade é bem menor.


Acredite nesse seu amigo: fixar é muito mais importante que estudar. Você também vai passar!

8 comentários:

  1. Dr. Edilson, estarei durante a semana que vem em GV. Em que pese ainda não ter saído o resultado da primeira fase, pelos pontos que fiz, estou aprovado para a 2ª fase do TRF1. Gostaria de saber se eu poderia procura-lo para me ajudar orientando para a segunda fase do certame. Meu e-mail: hendrikus_garcia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Prezado Hendrikus, estarei na Procuradoria a partir do dia 03, você pode me procurar lá. O telefone é (33) 3212 5300.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Edilson,

    Parabéns pelo Blog, estou me preparando para concursos públicos, cansei de me dedicar a cargos em comissão. Abraços. Aloísio Tanure

    ResponderExcluir
  4. Olá Edilson.
    Para a feitura do resumo, você orienta que deva ser feito concomitante à 1ª leitura ou de uma 2ª em diante?

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo coisas no seu Blog que nunca tinha visto em lugar nenhum>
    Parabéns!E obrigado pela generosidade.

    ResponderExcluir
  6. Ainda vou ser sua colega!

    Obrigada pelas dicas.

    Seguirei o método do resumo, sei que é mais fácil para mim.

    Maria Aparecida - Goiânia

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Edilson Vitorelli! Um exemplo de como estudar. Estarei mais vezez aqui pegando suas dicas.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Edilson, parabéns pela louvável atitude de compartilhar suas experiências de sucesso com todos os candidatos.

    ResponderExcluir