terça-feira, 17 de novembro de 2009

Uma análise de concorrência

Realizou-se, nesse fim de semana, o concurso público para diversos cargos do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais - TRT, o qual divulgou a impressionante marca de mais de 60 mil inscritos para o cargo de técnico administrativo.


É uma marca, realmente, assustadora. Contudo, é preciso que quem está engajado no estudo para concursos públicos faça uma análise coerente desses dados. Em primeiro lugar, a experiência demonstra que uma pequena parte dessa concorrência é efetivamente séria. Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que passar em concurso é uma questão de sorte. Caro leitor, se for para confiar na sorte, meu conselho é: vá apostar na mega-sena, porque, em concursos, a sorte somente pode vir a lhe proporcionar um cargo público. Na loteria, pelo menos, você resolve sua vida e não precisa mais trabalhar nunca.

É claro que um pouco de sorte é bom, mas a verdade é que a sorte favorece quem está bem preparado. Quanto mais você sabe, maior é a chance de ter a “sorte”, de ser cobrado algo que você saiba.

Então, eu creio poder afirmar que, desses todos, menos de 5.000 candidatos terão uma nota que se possa considerar razoável para aprovação em um concurso desse nível. Ainda é muito, mas é bem menos do que 60 mil. O importante, então, é fazer alguma coisa para se distinguir. Leia os tópicos anteriores, escolha um método de fixação, e estude. Caso contrário, é melhor começar a preencher bilhetes de loteria....

Nenhum comentário:

Postar um comentário