sábado, 17 de outubro de 2009

O X do problema: fixação - Parte 1

Já expus anteriormente que um problema para o interessado em concursos públicos é a base. Quem tem boa base, terá mais facilidade, pois tem menos conteúdo para estudar. Mas, resolvida essa questão, qual o primeiro passo?

Para mim, o grande problema daquele que inicia seus estudos é: como encontrar um método de fixação adequado. Sim, porque não adianta estudar tudo e depois não se lembrar de nada. Ou, como diria uma amiga, não adianta comer livro se na hora a prova você não vomita nada!

Vou expor o caminho que considero correto, em alguns passos:

1) Veja quantas horas você consegue estudar com produtividade: entenda uma coisa, de uma vez por todas. Estudo não se mede em “horas-bunda”. Não adianta estudar dez horas por dia e, ao final do dia, ligar para o amigo que estuda com você e fazer inveja: “Fulano, hoje estudei 10 horas”! Como quem diz: “Se você não estudou dez horas, eu vou passar e você não”!

Isso é uma grande bobagem. O raciocínio subjacente a essa frase é: se eu estou sofrendo para estudar 10 horas por dia, eu mereço passar e, por isso, vou passar. As pessoas associam o sofrimento ao merecimento. É uma idéia incutida em nosso subconsciente, acredito eu, até mesmo pela nossa matriz religiosa, no sentido de que quem padece é redimido, quem espera alcança e por aí vai.

Caros amigos, gostaria muito de concordar com esse raciocínio, mas, no que se refere a concursos públicos, ele simplesmente não é verdadeiro. Não adianta nada sofrer. Tem gente que sofre e passa, tem gente que não sofre e passa, e tem gente que sofre, sofre, sofre, e mesmo assim não passa. E a pessoa acaba se sentindo injustiçada.

É preciso entender que não existe um medidor de sofrimento na prova, que atribui mais pontos a quem sofreu mais. Em geral, aliás, é o contrário: quem sofreu muito se pressiona mais na hora da prova e, por isso, vai mal.

Assim, acabe com esse negócio de sofrer. E o primeiro passo para isso é não estudar nem um minuto além daquilo que rende para você.

E como vou saber quanto é que rende para mim. É assim:

a) Se você começou a viajar, pare.

b) Se você está com dificuldade de entender a matéria, pare.

c) Se você termina a página sem lembrar o que leu no início, pare.

d) Se, ao final de uma hora, você não lembra do que leu no início dessa hora, pare.

Entenda bem: é preferível ler 10 páginas por dia, e ter certeza que, se cair alguma coisa dessas 10 páginas você sabe responder, do que ler 100 e não conseguir responder absolutamente nada dessas 100.

Na atual circunstância, a matéria exigida pelos concursos, e a respectiva bibliografia, é praticamente infinita. Assim, não adianta se desesperar e querer ler tudo, estudar tudo, porque sempre vai faltar alguma coisa. Mais importante é ter certeza de que aquilo que você estudou, se for cobrado, você acerta. Meu lema sempre foi: errar o que eu não estudei, tudo bem. Errar o que eu estudei é imperdoável! E é por isso que é tão importante encontrar um método de fixação.

11 comentários:

  1. Estou começando minha jornada agora, seu blog está de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Também adorei!!!! Muito melhor que os que estão por aí com tantas técnicas que nem sempre dão certo! parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Se é para fazer algo, seja o que for, faça bem feito.
    Regra antiga, mas que muitos esquecem de aplicar quando estudam.

    ResponderExcluir
  4. O Blog está de parabens!!!... Faz tempo que tento me empenhar em estudar e não consigo, com essas dicas mais realistas fica mais facil!!!.... Obrigada ao professor!!

    ResponderExcluir
  5. Dr. Vitorelli, artigo excepcional, estimulante e motivador, vi uma colega de sala e fiquei curioso para conhecer seu blog, principalmente pelo seu currículo, o que me chama atenção é a clareza com que descreve os fatos reais de um "concurseiro", consegue atingir o iniciante e chocar o "expert", parabens.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito Blog, Tenho certeza que isso era aplicado a minha pessoa. tenho em mente... 10 paginas por Materia, como faço muito mapas mentais esse rendimento é ideal para minha pessoa. TENHO CERTEZA!!! 2 Horas para cada materia, diversificando o conhecimento o celebro... gosta de novidade, acredite!!!

    ResponderExcluir
  7. Sensacional! Nunca li tantas dicas legais e verdadeiras e, vindo de uma pessoas, evidentemente, vencedora, não se pode desprezar.

    ResponderExcluir
  8. Sensacional! Nunca li dicas tão claras e, realmente, com total sentido. E, vindo de quem vem, não podem ser desprezadas. Parabéns. Rejane Alves

    ResponderExcluir
  9. Parabéns e muito obrigado, já sou concursado e mesmo assim estou aprendendo bastante com o senhor, para os próximos concursos que farei, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  10. Adorei! Muito obrigada prof! Não vou sofrer mais rs

    ResponderExcluir
  11. Estou estudando para o INSS, nível médio, mas quero me preparar para o concurso de Auditor Fiscal das RFB, estou gostando do seu blog, dicas praticas e verdadeiras!

    ResponderExcluir