sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Curso para a prova oral do MPF

Tenho andado, nos últimos dias, atormentado sobre as dicas para a prova oral. O assunto, ao contrário da maioria, me agrada muito. Fui o 1º colocado na prova oral do TRF4 e o 2º na prova oral do MPF. Mesmo correndo o risco do trocadilho, posso afirmar que gosto de prova oral. Me sinto bem. E estou fazendo o possível para resumir o que penso e converter em dicas para serem postadas aqui. Mas isso não é tão fácil como parece. Prova oral é uma coisa muito subjetiva. Eu poderia escrever muito e, ainda assim, não me fazer entender. Parafraseando o Ministro Fux, em um dos argumentos mais absurdos que já vi no STF (e olha que a competição é brava!), prova oral não é uma coisa que se ensina, é uma coisa que se sente (Fux falou isso sobre fazer justiça). É preciso transmitir uma vivência, e isso não é fácil. Então, vou postar as dicas aqui, mas aceitei o convite do Verbo Jurídico para dar um curso presencial sobre isso.

Sei que muitos têm resistência a esse tipo de curso. Eu fiz um, no Rio de Janeiro, antes da minha prova oral. Foi um charlatanismo total. Ninguém que estava ali nunca tinha feito prova oral, e achavam que orientações genéricas sobre oratória iam ajudar alguma coisa. Isso é besteira. Como o MPF não tem prova de tribuna, não adianta nada ficar treinando discursos. A situação é completamente diferente.

Por outro lado, fiz um curso pela ESMAFE/PR, para o TRF4, coordenado pelo Des. Vladimir Passos, que depois veio a honrar-me com sua amizade. Esse foi excepcional. Desembargador Vladimir presidiu a banca durante vários concursos, de modo que ele sabia o que estava fazendo. Embora tenha sido apenas 20 minutos de prova simulada (com 5 examinadores) e depois mais 10 minutos de conversa dom Dr. Vladimir, foi excepcional. Até sorteio de ponto teve.

Foi com essa experiência, de um curso péssimo e outro excelente, que preparei o curso que será oferecido pelo verbo jurídico. Os diferenciais principais são dois. O primeiro é que eu efetivamente vivi o que o aluno vai passar. Não estou oferecendo algo que não sei fazer por mim mesmo. O segundo é que cada aluno terá um momento em que será atendido individualmente por mim, e poderá fazer um pequeno simulado de prova oral, ser avaliado e depois tirar suas dúvidas pessoais, sem o contrangimento (que alguns têm) de falar perante a turma.

Planejei bastante esse curso e confesso que não foi fácil. A programação que pretendo desenvolver é a seguinte:

1º Encontro
: exposição geral acerca da prova oral. Duração: 3 horas

1 – O que é verdadeiramente avaliado em uma prova oral?
2 – Como se preparar para a prova oral
2.1 O que estudar faltando 2-3 meses.
2.2 O que estudar faltando 1 mês.
2.3 O que estudar na última semana
2.4 Estudar na véspera?
3 – Como se preparar psicologicamente para a prova oral
3.1 Chegar a Brasília com antecedência?
3.2 Onde se hospedar?
3.3 Como chegar ao local de prova
3.4 O sono na noite anterior
3.5 Medicamentos
3.6 Aguardando sua vez
4 – Como se vestir para a prova oral
5 – Onde e como é a prova oral do MPF: local, sorteio de pontos, disposição dos examinadores, ordem de convocação dos alunos.
6 – Quem são os examinadores: o perfil de cada um. Quais os mais fáceis e os mais exigentes
7 – Como se portar no momento do exame: forma de se assentar (posição das pernas e da cadeira), de se dirigir ao examinador, de controlar o microfone, para onde olhar, como lidar com o paletó;
8 – Como formular suas respostas:
8.1 O que fazer se você sabe
8.2 O que fazer se você não sabe ou tem dúvidas
8.3 O que fazer se você não sabe nada 
9 – Colocação da voz: o problema dos vícios de linguagem o do sotaque. Como limpar a voz antes da prova. Os problemas extras dos fumantes. Tomar água durante o exame?
10 – Gestos durante a prova oral e os vícios gestuais.
11 – Esclarecimento de dúvidas

2º Encontro
: simulação de prova coletiva. Duração: 3 horas

1 – Continuação ou retomada de algum dos pontos do encontro anterior, caso existam dúvidas ou pendências.
2 – O conteúdo da prova oral: pontos críticos para o 25º concurso do MPF
3 – Simulação da prova oral de modo coletivo, com a realização de uma pequena arguição pelo professor, a cada um dos alunos, na presença dos demais. Análise e avaliação da prova pelo grupo.
4 – Caso ainda haja tempo, os alunos serão divididos em duplas, alternando a função de examinador e candidato, sob a orientação do professor.

3º Encontro: atendimento individualizado. Duração: aproximadamente 4 horas

Cada aluno será atendido individualmente pelo professor, em um encontro de 15 minutos, composto das seguintes fases:
1 – arguição simulada pelo professor
2 – comentários sobre a performance do aluno
3 – esclarecimento de dúvidas individuais que o aluno queira apresentar.  

O curso ocorrerá no dia 10 de fevereiro, sexta-feira, no período da noite, e no dia 11 de fevereiro, sábado, o dia todo, em São Paulo. A turma é limitada a 15 alunos, de modo que o atendimento possa ser bem individualizado. Como vocês podem ver, discutiremos conteúdo, mas o principal é discutir mesmo a dinâmica da prova oral do MPF. Quem fizer, quando chegar em Brasília, saberá exatamente o que vai encontrar. O curso está divulgado no site do Verbo Jurídico, mas quem tiver dúvidas pode encaminhá-las para o Daniel, no telefone 51.81423797 e e-mail daniel@verbojuridico.com.br

Farei, prometo, todo o esforço que puder para que 15 colegas saiam desse curso. Aos que eventualmente não possam participar, tentarei, também da melhor forma possível, postar aqui as dicas para a prova.

5 comentários:

  1. Achei uma ideia fantástica e gostaria muito de comparecer. Seria uma experiência rica e de extrema importância. Não tenho a mínima noção de como é uma prova oral. Moro em São Paulo e tenho disponibilidade de tempo, mas justamente nesses dias estarei em Brasília para prestar um concurso. Aguardo reedições deste curso! Obrigado pelo auxílio prestado a nós concurseiros.

    ResponderExcluir
  2. Dr Edilson, gostaria de saber se o curso de técnica de sentença (curso alcance) do professor Antônio Cabral, também Procurador da República e ex-juiz federal é recomendável? grato, Norberto

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a iniciativa!
    Obrigada pela disposição de ajudar os futuros colegas!
    Vou me programar para ir à Sampa e ter este "reforço" na confiança.
    Um abraço e até breve.

    ResponderExcluir
  4. Que excelente iniciativa Dr. Edilson, sempre me preocupei com a possibilidade de prestar exames orais. Mas o problema é que moro em Salvador e aqui não temos oportunidades destas. Não há possibilidade da ministração deste curso via satélite? Mais uma vez parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. Ola Dr.,

    gostaria muito de poder participar do curso, mas, para mim eh impossivel ja que estou passando uma temporada fora do Brasil (trouxe todos os meus livros para continuar os estudos por aqui..). O senhor nao poderia lancar um livro com todas essas dicas? Realmente tenho muito problema com a prova oral, sou extremamente insegura no que se refere a falar em publico... principalmente diante uma banca de examinadores genios!

    Fiz estagio na Procuradoria da Republica por dois anos, durante a universidade.. Adoro o trabalho de vcs! Parabens... meu foco e magistratura federal, mas, admiro muito o trabalho do MP...

    Obrigado pelas dicas...

    P.S.: desculpe a falta de acentos, mas meu pc nao tem nossos acentos..

    Mlle.

    ResponderExcluir