segunda-feira, 30 de maio de 2011

Resumo alheio (ou como compartilhar uma escova de dentes)

Seguindo o post anterior, temos a questão dos resumos alheios, ou seja: 1) resumo do amigo; 2) resumo da internet; 3) xerox de caderno de aula de cursinho; 4) grupo de resumos.

Como já adiantei, resumo é como escova de dentes, ou como qualquer outra coisa muito pessoal, e pouco adequada à classificação indicativa deste blog, que você prefira usar como exemplo daquilo que você não gosta de dividir. Em um resumo, você escreve para si, não para um leitor externo. É isso, aliás, que diferencia um resumo de um livro, e é por isso que ninguém sai por aí publicando resumos.

Mas, emergências existem, há pouco tempo para estudar tudo e uma solução é, sim, o resumo alheio. Em geral, a melhor opção é o resumo de um amigo, principalmente porque você tem condições de avaliar o grau de confiabilidade do resumo, já que conhece o amigo. Mesmo assim, resumo alheio deve ser sempre lido com cautela. Afinal, às vezes a pessoa entendeu mal. O mesmo vale para o xerox de cardeno. Muita gente falta de aula em cursinho e depois quer tirar xerox de caderno do colega. É o famoso chupa-cabra. Já fiz isso, muita gente faz, mas minha experiência demonstra que costuma ser um esforço mais de apaziguamento da consciência pela aula matada (ou morta) que de efetivo aprendizado. Anotações são coisas muito pessoais e, na correria de ouvir e anotar, o risco do colega anotar alguma coisa errada, ou de modo incompleto, é considerável. Além disso, anotações de aula costumam ser fragmentárias, de modo que é difícil para quem não as escreveu entender. O ganho, na minha opinião, é muito pequeno.

A última questão são os resumos em grupo, que são de 2 tipos: entre amigos ou entre estranhos. Já participei dos 2, e posso dizer que o primeiro funciona imensuravelmente melhor. Esses tipos de resumos são muito usados nas provas orais, quando se tem que estudar muita coisa em pouco tempo. Na minha prova oral da magistratura, o pequeno grupo que passou já tinha ficado amigo, de modo que reunimos poucas pessoas (uns 10) e dividimos os pontos do programa para fazer resumo. Como havia sorteio de ponto, pude estudar o ponto sorteado pelo resumo. Foi ótimo, os resumos estavam bons, pois todos se empenharam em fazer com responsabilidade. Havia um comprometimento pessoal. Acho que esse é o grande valor do resumo alheio: estudar coisas rápidas, de véspera, que você não teria condições de fazer de outro jeito. Nesse caso, acho excelente.

Por outro lado, na prova oral do MPF, participei de um grupo de resumos no yahoo. Foi um desastre. Apenas para que vocês tenham noção, o resumo de processo civil tinha mais de 500 páginas. Eram muitas pessoas elaborando, poucos se conheciam, enfim, faltou um critério geral de orientação. No final, a única parte que eu li foi a que eu mesmo fiz.

Assim, é possível utilizar, com moderação, resumos alheios, em especial nas vésperas de prova, em que a ampliação do conhecimento é mais importante do que o grau de fixação. Só não se iluda: o grau de fixação de um resumo que você não elaborou é muito menor do que seu próprio resumo. Tome como uma solução nas emergências. Se você estuda apenas ou predominantemente por resumos elaborados por outras pessoas, sem um método de fixação próprio, acho que está correndo um grande risco de fixar pouco e ainda aprender errado. Eu não iria por esse caminho.

3 comentários:

  1. Olá, Edilson...

    Eu gostaria muito de verificar um dos seus resumos...Pode ser sobre qualquer tema. Se isso for possível, eu agradeço desde já.

    Aliás, o blog está ótimo!

    Mais uma coisa: vc tem o espelho de suas provas dissertativas? Se puder disponibilizar em seu blog, seria de grande ajuda. Pode ser de qualquer concurso que vc tenha participado. =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ola dr.,

    nao sei se e um metodo valido, mas, a)como eu nao estudo fazendo resumos (apenas grifo com marca texto e faco algumas anotacoes no proprio livro)e; b)nao tenho amigos estudando para concurso, eu pensei em utilizar para revisao em vespera de provas sinopses e a colecao de resumos da oab... achei valido para relembrar detalhes gerais e de leitura rapida e facil, a fim de dar uma olhada no geral de todas materias bem na vespera da prova. O que o senhor acha disso?

    Grata...

    A proposito, acho sua historia mto bonita... me inspiro muito na mesma!

    P.S: meu pc nao tem acentos

    Mlle.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! Concordo com tudo!!!! Muito Obrigado!

    ResponderExcluir