domingo, 25 de abril de 2010

Bibliografia - Direito Constitucional

Considerando tudo o que escrevi nos posts anteriores, farei um pequeno comentário sobre a bibliografia de cada disciplina. Observo que não tenho nenhum compromisso ou aversão pessoal por nenhum dos autores. Os comentários são fruto exclusivamente de minha apreciação pessoal sobre como as referidas obras funcionaram (ou não) para mim.

Dito isso, vamos lá:
 
Direito Constitucional: junto com administrativo, é a vedete dos concursos. Cai em todos, desde nível médio a procurador da República. Em geral, o direito constitucional cobrado inclui uma série de decorebas, especialmente dos arts. 1 a 5 da CF, bem como da repartição de competência legislativa. Para isso, basta a Constituição. Agora, quanto a doutrina: para os concursos mais básicos, o ideal são apostilas ou livros de resumo, uma vez que a doutrina será apenas um apoio para lhe auxiliar no raciocínio (ou na decoreba) da matéria. Já em concursos mais avançados, cobra-se cada vez mais teoria da constituição. Aí está um grande problema. O que temos são apenas livros muito básicos (a maioria deles, inclusive, muito ruim. Um que considero bom, apesar de básico, é o do Marcelo Novelino), ou muito complexos e aprofundados, tais como Paulo Bonavides. Taí uma área em que falta uma bibliografia intermediária. Se isso for realmente um problema para você, ou seja, se o examinador realmente gostar de teoria da Constituição, creio que a melhor dica que eu poderia dar seria o Direito Constitucional de Gilmar Mendes, Inocêncio Coelho e Paulo Gustavo. Independentemente de quais sejam minhas opiniões sobre a atuação do Ministro Gilmar, é preciso admitir: o livro do professor Gilmar e seus colegas é realmente muito bom. 
E quanto aos top sellers? José Afonso da Silva – sempre um clássico. Refletido e interessante. Apenas, como diz o nome, o direito constitucional positivo, sem muita teoria. Ainda há concursos que fazem o programa pelo sumário do livro dele. Não é má pedida, mas são mais de 800 páginas.

Alexandre de Moraes: cresceu muito no início dos anos 2000, depois ficou um pouco prejudicado pelas carreiras paralelas do autor. Tem mais ou menos a mesma proposta que o Zé Afonso, com menos tradição e menos reflexão. Acabou ficando no meio do caminho entre o livro sério e o livro do concurseiro.

Pedro Lenza: é o livro do concurseiro. Engula sem mastigar. Sem reflexão, só informação. É um best seller, o que fez com que ficasse muito batido. Muitos concursos têm evitado perguntas dele, porque todo mundo lê. Mas, em concursos mais básicos, para quem se interessa por doutrina, ainda é um jeito relativamente menos doloroso de estudar que o Zé Afonso, dado o estilo mais leve de redação.

Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo: com todo o respeito, eles escrevem sobre direito constitucional, administrativo, tributário e do trabalho, e, de profissão, são originalmente fiscais. É demais. Só recomendo se você não for jurista e quiser apenas estudar para concurso. Aí o livro é bom, porque tem questões de provas e outras coisas que ajudam. Fora isso, focus is important!     

20 comentários:

  1. Dr. Edilson, permita-me fazer uma sugestão: acabou de ser lançado um livro de Constitucional que andei lendo e me parece ser um pouco superior ao do Gilmar Mendes. É do Bernardo Gonçalves lançado pela Lumen Juris. Para quem quer entender Habermas e José Adércio vale a pena conferir

    ResponderExcluir
  2. Um livro que adquiri e tenho gostado muito é o Curso de Direito Constitucional do Dirley da Cunha Jr., justamente por ele fazer esse papel de "doutrina intermediária" (pelo menos no meu ponto de vista). Ele expõe a matéria de forma bem completa, e sua leitura é bastante agradável.
    Recomendo!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço os comentários e as sugestões. Embora não conheça pessoalmente esses dois livros, é ótimo que os leitores utilizem este espaço para agregar informações àquelas que publico.

    ResponderExcluir
  4. Já estou esperando as próximas dicas. Muito obrigada pela boa vontade e consideração com os concurseiros de primeira viagem. Abçs!

    ResponderExcluir
  5. Dr. Edilson, segunda-feira saira o edital do TRF4. Poderia me descrever como foi a sua preparação para o TRF4 desde a primeira fase. Quero melhorar meu desempenho. Fiquei na 2 fase do TRF1, mas reitero os agradecimentos por suas dicas. O meu e-mail: hendrikus_garcia@yahoo.com.br
    Att.,
    Hendrikus

    ResponderExcluir
  6. Dr. Edilson, qual a sua opinião sobre o livro do Uadi Lammêgo Bulos (Curso de Direito Constitucional)?

    Na minha opinião, é muito superior ao livro do Pedro Lenza e o do Alexandre de Moraes. Inclusive, eu o adoto como livro-base nos estudos.

    ResponderExcluir
  7. Dr. Edilson, reitero a pergunta do Cledson acima, também gostaria de saber se tem conhecimento da obra do Bulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também reitero a pergunta, pq concordo que o livro do Uadi é melhor que o do Lenza.

      Excluir
  8. Prezado Dr. Edilson, concordo com o senhor!!
    Agora um livro que sinceramente estou lendo e gostando muito, é do Bernardo Gonçalves, o livro está na 3° edição em menos de 1 ano, muito didático! O grande diferencial é que não é "Sem reflexão, só informação", como lenza, e não é maçante e cansativo como Mendes!!

    ResponderExcluir
  9. Dr. Edilson, gostaria de saber sua opinião sobre o livro do André Ramos Tavares. Não o li, mas já ouvi falar bem do livo. O que o senhor acha?

    ResponderExcluir
  10. Não tinha visto esta parte do blog infelizmente!!!

    Comprei ontem os livros de Direito Administrativo/Constitucional/Tributário do Marcelo & Vicente!!!

    Vou ler, mas já adotei as suas sugestões!!!

    Fazer o quê!? Não explorei direito o seu blog!!!

    ResponderExcluir
  11. Dr. Edilson, gostaria de saber sua opinião sobre os livros de questões comentadas.

    ResponderExcluir
  12. O melhor livro de Constitucional que já li foi o do Bernardo Gonçalves Fernandes, publicado pela editora Lumen Juris. Na minha opinião, o mais didático e completo de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consigo achar esse livro online? Poderia me dizer onde por favor. obrigada.

      Excluir
  13. Também me pareceu muito bom o livro do professor Bernardo Gonçalves Fernandes, recomendo.

    ResponderExcluir
  14. Edilson, qual seria seu comentário acerca do novo livro do Kildare Carvalho.

    ResponderExcluir
  15. Dr. Edilson, estou lendo o livro do prof. Bernardo Fernandes, que é excelente.

    ResponderExcluir
  16. Interessantes sugestões. Tenho Pedro Lenza, comprei para a Graduação, mas estou sentindo falta de algo mais "consistente".. Penso em adquirir o José Afonso (por ser um clássico) e do Gilmar Mendes (vou tentar lê-lo depois do José Afonso pra não ficar "perdida"). Esse blog é muito bom, fiquei feliz por ter encontrado..

    ResponderExcluir
  17. Edilson, eu só consigo passar em um concurso como PGR em constitucional se eu ler Paulo Bonavides?? Eu sofro demais com ele.... não consigo..

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Caro Dr. Edilson, o Sr. teria algum apontamento a fazer acerca do Curso de Direito Constitucional do Ingo Sarlet, Marinoni e Daniel Mitidiero?

    ResponderExcluir