segunda-feira, 5 de abril de 2010

Bibliografia para concursos: onde você está e onde você quer chegar

1) Onde você está: não adianta absolutamente nada ler um livro que você não tenha condições de compreender. Quando eu estava no 3º período de faculdade, minha professora disse que o livro de Direito Penal do Cezar Roberto Bitencourt era muito bom. Lá fui eu, ler as 720 páginas da edição então mais atual. Li todas, e 6 meses depois, não sabia mais nada. Quando estudei para o concurso do Ministério Público Federal, resolvi voltar ao livro e fui obrigado a lê-lo todo outra vez. Não aproveitei uma linha sequer do que  havia lido antes.  Então, não adianta nada ler um livro que você não tenha condições de acompanhar. Não minta para si mesmo.

2) Onde você quer chegar: é preciso ter clareza sobre o estilo e o nível do concurso ao qual você está se submetendo. Se for um concurso de nível médio, apenas com múltipla escolha, não há sentido em ler as quase 1000 páginas de Celso Antonio Bandeira de Melo. Um livro mais básico, ou mesmo uma boa apostila, pode resolver seu problema. Agora, se você quer ser Procurador da República, um livro da coleção sinopses jurídicas será de muito pouca valia. A melhor forma de descobrir qual o nível do seu concurso é fazer provas anteriores para o mesmo cargo, ou da mesma organizadora. Ao final, refaça as questões erradas, pesquisando as respostas. Se todas estiverem na lei, contente-se com um livro básico, ou com apostilas. Se você notar que as perguntas demandam um livro de doutrina, aí vale a pena se dedicar a uma bibliografia mais profunda.


Se eu pudesse dar apenas um recado aos meus leitores, seria esse: um livro profundo demais não só será inútil, como lhe atrapalhará, se você perder tempo com ele para um concurso básico. Conheço gente que tem a maior dificuldade de ser aprovado em razão disso.

9 comentários:

  1. Dr. Edilson, boa noite.
    Primeiramente, parabéns pelo seu blog. Ele é muito bom!! Em segundo lugar, gostaria de solicitar para que fossem disponibilizadas aos leitores de seu blog algumas dicas de estudo, bem como bibliografia para o concurso da PGE/MG. Há boatos de que este certame se aproxima.
    Agradeço desde já.
    Abraços e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Edilson! Conheci o blog recentemente. Suas colocações são certeiras! Nada melhor que ler e reler seus posts, elaborados através de sua vivência prática.
    Possuo uma predileção pela carreira de Procurador da República, talvez por ter vivenciado um estágio no MPF. Apesar disso, vejo que preciso sedimentar mais a base.
    Parabéns pelo blog. Muito bom! Givaldo

    ResponderExcluir
  3. Dr. Edilson, boa noite , seu blog é realmente fantatisco e suas dicas são extremamente relevantes.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Seu blog me surgiu quando eu mais precisava dessa sua conversa! Obrigada!
    Caso seja possível, vai uma pergunta: -Como fazer se sempre sou tentada a começar minhas leituras pelas conclusões, meus livros pelo final? Por que isso acontece? Quais os meus reais prejuízos? Como corrigi-los?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Nós que respiramos o Direito precisamos estar sempre em contato com agentes que o opera todos os dias. Parabéns Dr. Edilson por compartilhar o seu blog conosco.

    LCarlos

    ResponderExcluir
  6. Dr. Edilson,
    Parabéns pelo blog. É a primeira vez que eu estou aqui e li exatamente o que precisava.
    Preciso de foco!!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Como descobrir precisamente se um livro se aprofunda demais ou de menos em determinada matéria?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Dr. Edilson. Estou iniciando os estudos para a magistratura federal e gostaria de saber indicações bibliográficas, uma vez que houve uma série de mudanças no programa do trf5. Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir