segunda-feira, 29 de março de 2010

Bibliografia para concursos

Alguns leitores pediram que eu desse algumas dicas de bibliografia. Antes de tudo, gostaria de deixar claro que esse é um dilema parecido com o de Noel Rosa: “com que roupa eu vou/pro samba que você me convidou?” Na verdade, quase toda roupa, assim como quase todo livro, são bons. O importante é o uso que fazemos deles. Ou seja, o importante é conseguirmos extrair e absorver conteúdo do livro. Por melhor que seja o livro, não terá valor se você não tiver conhecimento suficiente para compreende-lo ou não tiver uma boa metodologia para absorver o que leu (remeto o leitor ao post anterior, métodos de fixação, no qual já tive a oportunidade de aprofundar o assunto).

Também gostaria de deixar claro que não tenho nenhum envolvimento com qualquer autor ou editora, de modo que os comentários que expresso aqui se baseiam exclusivamente na minha experiência, não tendo a intenção de privilegiar ou ofender quem quer que seja.  


Isso posto, a primeira dica é: tenha noção de onde você está e de onde você quer chegar.

5 comentários:

  1. Bacana.
    Aguardo as próximas dicas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!
    Continue acompanhando o blog!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Edilson,
    você poderia nos indicar um livro de processo penal para concursos de juiz federal?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Dr. Edilson,

    vc saberia indicar um livro de direito financeiro?

    Poderia, também, se possível, mostrar ao menos uma parte de um resumo que fez? Meus resumos ficam muito grandes (principalmente aqueles do livro do José dos Santos Carvalho Filho) e eu perco muito tempo fazendo...e olha que tento ser bem objetivo, mas as questões que caem em provas, muitas vezes, são muito específicas.

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Meu nome é Paulo e queria saber se seria provável um novo concurso do MPF (27)ainda este ano

    ResponderExcluir