quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O chifre e a cabeça do cavalo III

Em uma questão de múltipla escolha, há 3 tipos de assertivas: absurdas, corretas e duvidosas. O problema está nessas últimas. Não é segredo para ninguém que as questões de múltipla escolha nem sempre são bem elaboradas (vide o número de questões anuladas) ou não conseguem exprimir para o candidato o que o examinador deseja. Assim, a melhor metodologia para responder a essas questões é, em primeiro lugar, eliminar as absurdas (sempre 1 ou 2) e depois lidar apenas com as restantes. Se houver uma obviamente correta, não fique procurando chifres na cabeça de cavalo da duvidosa. Marque sempre a mais correta. Não perca tempo pensando sobre o recurso que você pode fazer para anular aquela questão. Quem julga o recurso é, em regra, o próprio examinador. Assim, se estiver em dúvida entre 2 ou 3 alternativas, pense sempre: "qual dessas é a mais correta". Esse simples juízo pode lhe salvar um acerto.

2 comentários:

  1. Oi Edilson! Descobri seu blog por acaso, "fuçando" sobre meus conterrâneos. Gostaria mto de agradecer à sua disponibilidade em dar dicas tão úteis. Estão sendo mto válidas pra mim (assim espero)! Abs!

    ResponderExcluir
  2. Cara Gabi,

    obrigado pelo comentário. É sempre um estímulo a seguir adiante. Aguarde, nos próximos dias, novas postagens, e boa sorte nas provas
    Um abraço
    Edilson

    ResponderExcluir