quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O X do problema: fixação - Parte 3

Como muita gente quer fazer resumos, mas não sabe como, aqui vão algumas dicas:

I) O tamanho do resumo é inversamente proporcional ao seu conhecimento prévio da matéria. Lembre-se: o resumo é para você, e para mais ninguém. Assim, não se preocupe em fazer um resumo, como diria uma professora minha, “historicamente correto e completo”. Mantenha em mente a seguinte pergunta: se isso que eu estou lendo cair na prova, eu sei responder? Se a resposta for sim, não coloque no resumo. Se a resposta for não, resuma. Então, quanto mais você souber, menor ficará o resumo.

Nesse mesmo contexto, só invente de digitar resumo se você digitar mais rápido do que escrever manualmente. Caso contrário, deixe de frescura e faça do jeito que for mais fácil para você (P.S.: sou péssimo de digitação, então fiz todos os meus resumos à mão. A grande vantagem da digitação é que se você for ler outro livro do mesmo assunto, pode completar dentro do mesmo resumo. Se for manual, ficará tudo picado. Mas, ainda assim, não acho que valha perder tempo com isso. Só se for para ganhar).

II) Procure identificar as partes mais importantes do livro. Não dá para valorizar tudo do mesmo jeito, ou o resumo fica imenso. É preciso assumir alguns riscos, dando mais atenção a pontos que lhe parecem mais importantes, e menos a outros que parecem mais periféricos. Há risco de errar? Claro! Mas isso faz parte do pacote. Afinal, vale à pena perder mais tempo resumindo os detalhes do sistema penal alburniano ou as teorias da relação de causalidade?

III) Um bom resumo deve conter, em média, 10 páginas do livro em uma página de resumo. Como há trechos que merecem mais detalhes, e outros menos, pode haver página do resumo que contemple apenas 2 do livro, e outras que contemplem 30. É normal. O importante é manter uma meta média de 10 páginas do livro por 1 do resumo. De novo, é certo que os resumos das matérias que você sabe menos ficarão bem maiores do que isso. Mas compense nas matérias que você sabe mais. Conseguindo isso, um livro como o manual de Direito Penal, volume 1, do Cézar Roberto Bitencourt, que está hoje por volta de 800 páginas, será resumido em 80, ficando facílimo de reler na véspera da prova toda a parte geral do direito penal, em pouquíssimo tempo. Eu resumi o referido livro do Bitencourt, que acho ótimo (logo falarei de bibliografia). Minha edição tinha 750 páginas mais ou menos, e o meu resumo, 83. Ficou ótimo e, às vésperas de todas as provas, eu estudava toda a parte geral do direito penal em menos de 1 hora.

IV) Feito o resumo, acredite nele. Abandone o texto original. Se tiver que ler mais alguma coisa dessa matéria, leia outro autor, para ver as coisas de outra perspectiva.

V) Especialmente para as “ladies”: não peca tempo bordando o resumo se isso não for auxiliar sua memorização.

A grande desvantagem do resumo é que leva muito tempo para fazer. Um livro que você leria em semanas levará mais de mês. Mas, na minha visão, a fixação da matéria compensa o ônus.

2 comentários:

  1. Estou adorando as dicas, quando começamos a estudar ficamos muiiiiitooooo perdidos...
    e.... vamos que vamos,,,
    é difícil mas não é impossível...rs

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma dúvida: como saber que posicionamento é adotado pela banca de examinadores? O fato de eu adotar um posicionamento e o examinador outro pode prejudicar a nota?

    ResponderExcluir