segunda-feira, 25 de agosto de 2014

20 páginas por dia: o desafio 2

Quando escrevi o post “20 páginas por dia: o desafio”, não faltou quem dissesse que esse plano era maluco e que nunca terminaria a matéria se lesse só 20 páginas por dia. Pois bem, recebi um comentário tão interessante na postagem que resolvi destacá-lo aqui, já que muita gente não lê os comentários. Desde já, agradeço ao autor do comentário e passo a citá-lo literalmente:

“Pensando no aludido pelo professor montei um planejamento simples, vejamos:

Para concluir a leitura das "6 irmãs"elencadas logo abaixo é necessária a leitura de aproximadamente 9.731 páginas pelos livros elencados a seguir:

1-Direito Constitucional
Curso de Direito Constitucional
Dirley da Cunha Jr - 1.047 páginas

2-Direito Administrativo
José dos Santos Carvalho Filho ou Celso Antônio Bandeira de Mello Malheiros - 1.285 páginas

3-Direito Civil
Manual de Direito Civil - Volume Único. Flávio Tartuce. - 1.552 páginas

4-Direito Processual Civil
Manual de Direito Processual Civil
Daniel Amorim Assumpção. Volume Único – 1.476 páginas

5-Direito Penal
Manual de Direito Penal - Parte Geral – V. Único (Pág. 490)
Manual de Direito Penal - Parte Especial – V. Único (Pág. 841)
Rogério Sanches Cunha (Página 1.331)

6-Direito Processual Penal

Renato Brasileiro 1.709 páginas

TOTAL DE 9.731 PÁGINAS

Lendo 20 páginas por dia você conclui a bibliografia elencada em 486 dias, ou seja, 1 ANO e 7 MESES sem estudar Sábados e Domingos. Ao meu ver é um ótimo negocio, rs.

1 ANO = 365 DIAS
1 ANO(Sem contar Sábados e Domingos) = (365-96) = 269

Observação: Como elencou o Professor não adianta concluir a bibliografia e não lembrar de nada ao final, por isso é importante um método de fixação (resumos, resolução de exercícios e leitura dos resumos periodicamente).

Meu muito obrigado Professor pelas orientações.
Fraterno abraço!!!”

Então, lendo 20 páginas por dia, é possível estudar as 6 matérias principais em apenas 1 ano e 7 meses, sem estudar sábados ou domingos. Parece muito? Eu diria que não. Considere, por exemplo, que você tem que esperar 3 anos para prestar concursos da magistratura ou do ministério público. Ainda restariam 17 meses para estudar as outras matérias e ainda ficar no prazo mínimo exigido. Também é preciso considerar que, em média, as pessoas estudam mais do que isso para ser aprovadas. E, é claro, lendo 20 páginas por dia, você terá tempo para aplicar um excelente método de fixação, que o permita, de fato, apreender o que estudou.


Em síntese, trocar quantidade por qualidade é um grande negócio, mesmo quando você leva em consideração o tempo que vai levar para cumprir seu cronograma.

4 comentários:

  1. Um ano e sete meses é um prazo ótimo para concluir toda essa leitura. Ler e resumir então, uma maravilha! " É preciso deixar de lado a " Teoria do Imediatismo" nessa missão "concurso"

    ResponderExcluir
  2. É um excelente método de estudo! Prático, objetivo e, principalmente, possível de ser realizado!
    Esse "COMBO": 20 páginas + jurisprudência sobe o tema + exercícios + escolher um método de fixação é o melhor que muitas editoras oferecem por aí! Me ajudou muito a me organizar!
    Muito obrigada professor!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Edilson, gostaria de tirar uma dúvida acerca do método de estudo mencionado.

    Pretendo cursar uma renomada escola de magistratura no ano que vem, sendo que, alguns amigos que lá estudaram, disseram que bastava a leitura dos cadernos escritos em sala de aula, não sendo necessária a leitura de muitos livros para obter a aprovação em concursos de destaque no meio jurídico (de tão bons que ficaram os cadernos).

    Todavia, até o momento, só consegui fazer resumo de um livro. Como as aulas começam em janeiro, indago-me se não seria melhor estudar precipuamente pelos cadernos escritos na escola de magistratura, pois a confecção dos resumos tomaria muito tempo. Assim sendo, gostaria da sua orientação nesse caso.

    Ademais, se a orientação for no sentido de utilizar os cadernos feitos em sala, gostaria de saber qual seria a melhor forma de aproveitar o tempo para estudar nesse tempo compreendido entre o final do ano e o início das aulas na escola mencionada (janeiro/2015). Penso em ler completamente uma série de livros que adquiri que compila informativos do STF/STJ ao longo dos últimos anos.

    Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir