quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

20 páginas por dia: o desafio

Um dos assuntos sobre os quais mais sou questionado tem relação com a produtividade do estudo. Quantas páginas devo ler por dia? É uma preocupação compreensível. Qualquer um que já frequentou um curso preparatório está familiarizado com a figura do “gênio” (ou “jênio”, como anda na moda escrever em homenagem a esses seres). Aquele sujeito que fica no corredor discutindo um assunto complexo e se vangloriando das 100 ou 150 páginas que leu no dia anterior. Muita gente se deprime muito com isso e começa a achar que o estudo está rendendo pouco.

Em razão dessa pressão, muitos começam a achar que têm que ler mais páginas ou passar mais horas estudando por dia. Isso é um equívoco. Se você não tem hábito de estudar dez horas por dia, não adianta começar a fazer isso de um dia para o outro. Não vai dar certo. Se você não tem hábito de ler 100 páginas de uma vez, está perdendo seu tempo. Você não vai absorver o que está ali.

Já escrevi anteriormente que estudo não se mede por “horas-bunda”. Não interessa quanto tempo você passa na cadeira, mas o que você aprende nesse período. Não me interessam conceitos como “horas líquidas de estudo” e outros que, de fato, têm seu valor. Mas meu foco é outro. O que me interessa é o que você efetivamente aprendeu sobre o assunto.

Por isso, quero lançar um desafio: não leia 100 páginas por dia. Leia 20. Mas o faça da seguinte forma:
  1. Leia as 20 páginas grifando os pontos mais importantes;
  2. Volte no começo e faça um resumo do tema, relendo apenas os pontos que você grifou;
  3. Pesquise na internet ou em livros dos quais você disponha questões de concurso, jurisprudência ou debates que existem sobre aquele tema e entenda qual a polêmica existente.
  4. Resolva as eventuais questões e descubra por qual razão as alternativas envolvidas estão certas ou erradas.
Obs.: muitas vezes é difícil separar questões sobre um único assunto. Sem problemas. Aproveite para ampliar a sua pesquisa para coisas que estão fora das 20 páginas.

Quem lê 20 páginas por dia lê 100 em uma semana (desconsiderando o sábado e o domingo. Vejam como sou generoso!). São 400 páginas em 1 mês. Isso significa que, em 2 meses, você terá estudado um manual de direito administrativo inteiro. E bem estudado! Isso é ruim?

Direito Administrativo é uma das principais matérias em qualquer concurso. Estudá-lo bem em 2 ou 3 meses não me parece, nem de longe, um cronograma ruim. E, melhor de tudo, ao final você terá um resumo para recordar sempre que precisar. Isso significará, em 1 ano, 1 manual de pelo menos 6 ou 7 matérias.

E quanto tempo devo estudar por dia? Tanto quanto for necessário para cumprir os passos anteriores. Se você levar 2 horas para fazer isso, excelente. Vá para a piscina antes que o racionamento de água comece. Se levar 6 horas, então você precisa estudar 6 horas. Isso não é importante. O que é fundamental é que você de fato aprenda o que está ali.

Na minha opinião, o principal desafio do estudante de concursos é parar de andar em círculos. É aquela sensação de “estudo muito mas meus resultados não melhoram”. Meu diagnóstico é que esse “muito” se refere a tempo, não a qualidade do estudo. Não me importa se você estuda muito. O que me importa é se você aprende muito.

12 comentários:

  1. obrigado pela dica Dr. Edilson..... estou começando minha maratona de estudos...

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Professor!

    E quanto às aulas de cursinho, alguma sugestão para melhor aproveitamento, tendo em vista que a maioria dos professores lançam a matéria em "high speed" (claro que considero o tempo disponível e conteúdo extenso).

    Sou se fã. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Prezado, Professor Edilson,
    Como as provas objetivas estão cada vez mais reproduzindo a letra da lei, qual seria a melhor forma de preparação? Apenas leituras e releituras da le são a melhor opção ou os resumos também são recomendáveis? Vale a pena perder tempo lendo livros, nesse caso?
    Grande abraço e parabéns pela página.

    ResponderExcluir
  4. Grande Edilson... que comecem meus estudos!!! Forte abraço, Jackson.

    ResponderExcluir
  5. Sempre sensato e direito. Dicas certeiras, razoáveis e que nos dão a certeza de que é possível.
    Obrigada, professor.
    Sou fã. ;)

    ResponderExcluir
  6. Quando nos deparamos com o conteúdo programático contido no edital, bate um desespero e "corremos" para "ver tudo", mas com os meus cinco anos de luta concordo plenamente com o Professor, não adianta "ver tudo" se não se apreende nada. Concurso não é corrida ou fila, mas um procedimento que cada ato tem o seu modo e o seu tempo, o segredo é descobri-los.

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente sensacional! Admiro demais a forma como aborda os temas relacionados a tecnicas de estudo. Era o que eu precisava ler hoje. Sou da area trabalhista mas sempre passo por aqui e tenho agradaveis surpresas, com textos otimos de se ler. Parabens! Vou seguir o desafio.

    ResponderExcluir
  8. sinceramente vc precisa viver mil anos, pois ainda se dispõe a ajudar nos concursando. sem palavras!!!! amo seu blog!

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma dúvida. Acabei a faculdade agora (já tenho a oab - fiz no começo do último ano de faculdade, já passei, me livrei haha) e tenho dedicado meu dia inteiro, 7 vezes na semana, aos estudos para a Magistratura Federal e MPF. Tenho alguns resumos já prontos, sendo que a média é de 120 páginas por assunto. O problema está em ler todo o resumo.
    Eu estudo pela manha direito penal e à tarde processo penal, sempre finalizando com resolução de questões etc (aplicando as suas dicas hahaha) de segunda à sexta-feira.
    No final de semana leio os resumos, o que toma muito tempo. Não tenho conseguido ler as 120 páginas (em média) em apenas meio dia. Estou levando um dia inteiro. Assim só consigo rever duas matérias (sábado e domingo)!!! Estou fazendo algo errado ou ler um resumo desse tamanho demora mesmo? Claro que 1 dia inteiro não é nada se comparado ao mês (até 2) para ler os livros utilizados para a elaboração do resumo. Porém eu não estou conseguindo tempo para ler todos os resumos de forma adequada.
    Tem alguma dica Dr. Edilson? Dá um help aí hahaha
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  10. Ah, para esclarecer, no momento estou resumindo direito penal e processo penal, por isso que, no momento, estudo essas matérias..

    ResponderExcluir
  11. Pensando no aludido pelo professor montei um planejamento simples, vejamos:

    Para concluir a leitura das "6 irmãs"elencadas logo abaixo é necessária a leitura de aproximadamente 9.731 páginas pelos livros elencados a seguir:

    1-Direito Constitucional
    Curso de Direito Constitucional
    Dirley da Cunha Jr - 1.047 páginas

    2-Direito Administrativo
    José dos Santos Carvalho Filho ou Celso Antônio Bandeira de Mello Malheiros - 1.285 páginas

    3-Direito Civil
    Manual de Direito Civil - Volume Único. Flávio Tartuce. - 1.552 páginas

    4-Direito Processual Civil
    Manual de Direito Processual Civil
    Daniel Amorim Assumpção. Volume Único – 1.476 páginas

    5-Direito Penal
    Manual de Direito Penal - Parte Geral – V. Único (Pág. 490)
    Manual de Direito Penal - Parte Especial – V. Único (Pág. 841)
    Rogério Sanches Cunha (Página 1.331)

    6-Direito Processual Penal

    Renato Brasileiro 1.709 páginas

    TOTAL DE 9.731 PÁGINAS

    Lendo 20 páginas por dia você conclui a bibliografia elencada em 486 dias, ou seja, 1 ANO e 7 MESES sem estudar Sábados e Domingos. Ao meu ver é um ótimo negocio, rs.

    1 ANO = 365 DIAS
    1 ANO(Sem contar Sábados e Domingos) = (365-96) 269

    Observação: Como elencou o Professor não adianta concluir a bibliografia e não lembrar de nada ao final, por isso é importante um método de fixação (resumos, resolução de exercícios e leitura dos resumos periodicamente).

    Meu muito obrigado Professor pelas orientações.
    Fraterno abraço!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito sereno , tranquila sua orientação, voltei a me motivar. E continue com muito sucesso

    ResponderExcluir