segunda-feira, 30 de setembro de 2013

27º Concurso do MPF: quando as previsões falham

Eu já disse muitas vezes que as pessoas deveriam perder menos tempo lendo o Correio Web e sofrendo desnecessariamente. Sei que não é fácil. Mas é o certo. Essa história de fazer previsões sobre concurso é a ciência mais inexata que existe e só gera sofrimento.

Mas, sabe como é, todo mundo pergunta e eu mesmo me aventurei a fazer uma previsão. Não deveria ter abdicado de minha própria filosofia. Afirmei que o corte não passaria de 77 pontos líquidos. Hoje saiu o resultado e, surpresa, 83 pontos líquidos, o que, dependendo de como a pontuação se dividiu nos grupos, significa que a pessoa teria que ter acertado aproximadamente 92 questões em uma prova de 120, ou 76.6% de acertos.

É muita pontuação e, certamente, muito além do que qualquer um, inclusive eu, imaginava. Mas também é certo que essa tendência de aumento da nota já havia. Eu escrevi que a prova havia sido mais fácil (para o padrão MPF) e que o corte provavelmente subiria. E subiu esse tanto em razão das 9 questões anuladas.

Sei que hoje é um dia de decepção para muitos. Muitos acreditavam firmemente que estariam na segunda etapa e não estarão. Meus sentimentos a todos. Procurem refazer a prova, aprender o que erraram e tirar o melhor proveito possível dessa reprovação (ver o post Como aproveitar bem uma reprovação).

Aos que passaram, é hora de apertar o passo nos estudos. Passou muita gente para a segunda etapa, em relação ao número de vagas e, pelo nível dos aprovados, a segunda etapa vai ser muito disputada. Vou escrever sobre isso mas, no momento, a primeira coisa a fazer é reler a prova do 25º e 26º para ter uma boa noção do que estudar e do estilo da prova.

E fica a lição: enquanto não sai o resultado, não adianta rir, nem chorar, nem fazer ranking online...

2 comentários:

  1. Não acho que a sua previsão falhou de tudo. Você disse 77 pontos, antes das anulações. Com o elevado número de anulações, 83 pontos líquidos não é uma diferença tão grande, ainda mais se considerarmos as não anulações de respostas certas por erradas. Enfim, previsões são assim mesmo. Boa sorte aos aprovados!

    ResponderExcluir
  2. Professor, a minha dúvida não cabe nesse post, mas fiquei com medo de colocar no post mais antigo e ela acabar não sendo vista...

    Minha dúvida é sobre os anos da atividade jurídica que alguns concursos pedem. Meu nome está em um recurso, com OAB, CPF e substabelecimento. Só que o recurso é eletrônico e eu não tenho assinatura eletrônica, então quem envia é o outro advogado, cujo nome também está no recurso. Nesse caso minha petição vale?

    Obrigada professor!
    Por favor tira essa minha dúvida!

    Joannaf_s@hotmail.com

    ResponderExcluir