sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uma nova técnica de resumos

Como disse no post anterior, li mais do que eu imaginava que fosse possível ler durante este semestre que se finda. E isso me ensinou uma coisa nova sobre resumos. É mais fácil resumir o texto depois de já tê-lo lido. Muitas pessoas sempre me perguntaram se deveriam fazer o resumo ao final da frade, do parágrafo, da página ou do capítulo. Minha resposta sempre foi que era melhor ir lendo e resumindo à medida que se lesse. Mudei de opinião. Acho que, pelo menos quando se lê textos complexos (e, accreditem, o que eu li nesse semestre era complexo para valer!) é melhor fazer uma primeira leitura, sublinhando, o que lhe permitirá compreender melhor onde o autor quer chegar. E depois voltar lendo apenas aquilo que se sublinhou e, aí sim, fazer o resumo. Pode parecer mais trabalhoso, mas o resumo fica muito menor. Isso vale especialmente para os textos teóricos (teoria da constituição, por exemplo, que tem sido uma matéria muito cobrada). Quando você sabe qual a conclusão da teoria, pode selecionar melhor quais as premissas merecem ou não ser incluídas no resumo. Se você já resume à medida que lê, acaba se sentindo obrigado a resumir muita coisa, já que não sabe ainda o que é importante ou não. E, em qualquer teoria, nem todas as premissas são importantes para a compreensão. Muitas vezes o autor apenas as analisa para evitar ou rebater alguma crítica, mas, para o estudante, são desnecessárias.
 
Se você vem fazendo resumos, acho que essa pode ser uma boa técnica: leia o capítulo sublinhando. Ao terminar, releia apenas aquilo que sublinhou e faça o resumo. A fixação, na experiência que tive, foi excelente, e o tempo para elaboração do resumo diminuiu muito, de maneira que o custo-benefício me parece muito bom. 

6 comentários:

  1. mto boa a reflexão...

    por essa experiência já passei e continuo na caminhada.

    aprende-se a escrever, escrevendo e a ler, lendo.

    tudo na vida é assim, evoluímos à medida que exercitamos.

    parabéns pelo post mano, abs e sucesso, aliás, mais sucesso pra ti, saúde e realizações.

    ResponderExcluir
  2. Edilson,

    É assim que trabalhamos no mestrado aqui da UFPA.

    abraços

    Adalberto

    ResponderExcluir
  3. Mais uma dica valiosíssima meu caro!!! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, professor, tudo bem?
    O senhor teria alguma previsão quanto à data de abertura do 27º concurso? Será que sai ainda este ano?

    Muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Muuuuuuito obrigado pela dica, Professor!
    Todos os dias dou uma passada em seu blog, pois sei que suas dicas são muito valiosas!
    Abraço,
    André Souza

    ResponderExcluir
  6. Prof. Edilson Vitorelli,
    Primeiramente, parabéns pelo sucesso que seu blog tem feito entre os concurseiros de todo Brasil. Recentemente, momento antes de entrar na sala - prova AGU, estava conversando com outro colega concurseiro e chegamos a comentar técnicas de estudo faladas por você aqui nessa página.

    Aproveitando o ensejo, queria lhe indagar se você acha correto estudar primeiro por vídeo-aulas e depois cair em cima dos livros ou o contrário?

    Eu tenho percebebido que meu rendimento é melhor assistindo vídeo-aulas e depois lendo os livros. Deveria mudar??

    Abraços.




    ResponderExcluir