segunda-feira, 30 de maio de 2011

Quando ler os benditos resumos?

Recebi essa bem-humorada pergunta de um leitor outro dia. De fato, é um assunto sobre o qual eu não havia tratado especificamente. Já disse que o melhor resumo é o inútil, que você fixa tão bem enquanto elabora que sequer precisa ler depois. É claro que essa seria a ideia platônica de um resumo. Na realidade, sempre será necessário ler.

Bom, e quando ler? Se você vai fazer a prova do MPF, daqui a menos de um mês, a resposta é, agora! A grande vantagem dos resumos é que, como são elaborados por você mesmo, a leitura é muito rápida (é por isso que não gosto desses resumos de outras pessoas. Resumo é como escova de dentes), de modo que você pode ler nas proximidades da prova, na véspera ou até mesmo no dia.

O número de vezes que você terá que ler um resumo é inversamente proporcional a sua capacidade de memorização. Como regra geral, eu assumiria o seguinte: a partir de um mês antes de cada prova que você for fazer, leia todos os seus resumos uma vez por semana. Veja que isso não é tão difícil quanto parece. Na medida em que o tempo passa, você terá mais resumos para ler, mas também os conhecerá cada vez melhor, de modo que a leitura será cada vez mais rápido. Você começará a ler o início das frases e já saberá o que está escrito no final.

Digo logo que sou a favor do estudo de última hora. Eu sempre estudei na véspera e, algumas vezes, enquanto esperava antes da prova começar (como bom mineiro, que não perde o trem, sempre gostei de chegar cedo). Eu levava algum resumo para ler enquanto esperava. Isso ajuda a manter a concentração, para mim, mas sei que tem gente que não gosta. É muito melhor que levar um livro. Com o tempo, o resumo já fica seu amigo.

A mesma recomendação para a leitura de resumos vale para quem sublinha livros. Não adianta grifar sem reler. Minha dica seria a mesma: a partir de um mês antes da prova, releia, uma vez por semana, todos os livros que você sublinhou. Repare, aqui, para alegria de quem sofreu fazendo resumos, que a vingança veio a cavalo: ler todos os seus resumos uma vez por semana é moleza. Ler tudo o que você sublinhou em livros será como ser ator convidado de Jogos Mortais V!

Mas, se você já está na lista dos clientes do psicopata, pode tentar escapar da autópsia dividindo a leitura ao longo das 4 semanas. Separe uma tarde por semana para releituras. Assim, até o dia da prova você já terá conseguido reler tudo o que sublinhou (ou pelo menos boa parte), e também já terá aprendido o valor de vários provérbios da sabedoria popular, tais como "o caminho largo leva ao inferno", "aqui se faz, aqui se paga", "rapadura é doce, mas é dura", dentre outros menos educados.

De todo modo, não se engane: se você subinha livros, TEM que reler. Ou então leia simplesmente, e pare de perder tempo sublinhando (principalmente as mulheres, com suas canetas destaca-texto multicoloridas).

Também não acho que valha reler resumos ou livros grifados muito antes da prova. A memorização dos detalhes, para a maioria, não dura tanto tempo.

6 comentários:

  1. Gostei da analogia "ator convidado de jogos mortais".
    Concordo.
    Sempre achei os tais resumos perda de tempo.Porém, quando me dei mal de forma CAPITAL em uma prova, meio que entrei em pânico, pois muitas questões eram de assuntos que eu já tinha estudado, porém não sabia. Comecei então com os resumos.
    Com o tempo, e os comentários dos amigos, que diziam que resumir era uma perda de tempo muito grande, parei, mas continuei lendo.
    Em outra prova, acertei muitas questões por conta dos resumos já feitos. Pra completar, na mesma semana, eu conheci esse site. Eu pensei: "Finalmente alguém que faz resumos do jeito que eu penso!" Vale ressaltar, neste ponto, que a maioria das pessoas que fazem resumos (mulheres, em especial) está preocupada com a cor da caneta, com a letra redondinha... aí o resumos demora muito masi do que deveria.

    ResponderExcluir
  2. Bendita dica!!!

    Abs

    André Nery
    Petrópolis-RJ

    ResponderExcluir
  3. É,realmente nós, mulheres, tendemos a florear os resumos. No computador também trocamos a cor das letras, já que há uma gama infindável de tons e cores na palheta do word.....Mas, vocês têm razão, rapazes, melhor ater-se ao conteúdo. Infelizmente, apesar de ter comprado vários livros, não consegui chegar nem na metade deles. Não me sinto nem um pouco preparada para este concurso, irei à passeio.....boa sorte a quem estudou!

    ResponderExcluir
  4. Meus cadernos tem matéria demais...hahaha

    ResponderExcluir
  5. Edilson,
    ao dizer "a partir de um mês antes de cada prova que você for fazer, leia todos os seus resumos uma vez por semana", você sugere a leitura de TODOS os resumos, de TODAS as matérias, em um ÚNICO dia da semana?
    Muitíssimo obrigada se puder responder!
    Um abraço
    Rafaela Mendes

    ResponderExcluir
  6. Qualquer dica de sua parte seria de IMENSA valia. Apesar de dedicar todo o meu tempo aos estudos, tenho tido grande dificuldade para lidar com as últimas 4 semanas anteriores à prova.
    Daqui a 2 semanas vou fazer a prova da PGE-MT e estou aflita...
    Beijinhos
    Rafaela Mendes (rafaelatrame@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir